TRONCO DE ESCRAVOS

Metade das obras foi produzida pela educadora enquanto estava de licença sabática

A professora, educadora e escritora Patrícia Lessa dos Santos, do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lançou, entre o final do ano passado e início de 2021, quatro livros, dois deles derivados da pesquisa desenvolvida por ela durante a licença sabática.

Num dos livros, “Civilização Tronco de Escravos”, de Maria Lacerda de Moura, originalmente publicado em 1931 e, hoje em domínio público, Lessa fez a 2ª edição em parceria com a doutora Cláudia Maia, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Minas Gerais, que a acolheu no decorrer da licença sabática.

Amor e Libertação em MLM site

O livro “Amor & Libertação em Maria Lacerda de Moura, estudo biográfico sobre a educadora libertária” foi escrito em parceria com a colega Iasmim Santos, da Escola Superior de Educação Física (Esef) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

MESTRE PUMA

O terceiro livro, “Mestre Puma e Larissa Cunha: na História da Musculação Competitiva”, é uma narrativa sobre a trajetória do mestre e tricampeão mundial em levantamento de peso e da fisiculturista paranaense, Larissa Cunha.

FEMINISMO

A quarta obra lançada, “Compreender o Feminismo”, é uma tradução de um livro francês escrito por Sam Bourcier, que fez intercâmbio com Lessa e esteve na UEM em 2014. A tradução e a arte foram realizados pelos grupos de pesquisa Gepecos e Dobra, ligados ao curso de Pedagogia da UEM.

Lessa tem graduação em Educação Física (UFPel/RS) e em História pelo Centro Universitário Internacional (Uninter/PR), com mestrado em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (UnB), além de pós-doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF).