imagem principal

CRN oferta curso profissionalizante de Técnico em Agropecuária, cursos de graduação a distância e desenvolve projetos de melhoria genética

No dia 22 de fevereiro de 1990 o município de Diamante do Norte ganhava um aliado no desenvolvimento da região, tratava-se da implantação do Câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Localizado na tríplice divisa dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, e próximo às margens do Rio Paranapanema, o Câmpus Regional de Diamante do Norte (CRN) alcança os 28 municípios da Associação dos Municípios do Noroeste do  Paraná (Amunpar) e outros dos estados vizinhos.

A universidade possui uma área total de 82,4 hectares, com mais de 14 mil m2 de construções e 79,1 alqueires ocupados pela Fazenda Escola, e diversos setores de pesquisa que serve de apoio aos cursos de agronomia e zootecnia no desenvolvimento diversas pesquisas nas áreas de suinocultura, bovinocultura de leite, horticultura, coconicultura e mandiocultura. A Fazenda Escola também conta com uma fábrica de ração e maquinários utilizados no desenvolvimento dos ensaios.

“O CRN em parceria com o EAD, veio para cobrir uma deficiência regional. Atendendo um grande grupo de pessoas que não tiveram condições de sair para os grandes centros com a finalidade de cursar uma graduação ou até mesmo uma pós-graduação. O Câmpus também veio para auxiliar os jovens que na nossa região têm a necessidade de ingressar no mercado de trabalho antes mesmo de terminar o ensino médio”, explica a diretora do câmpus, Alciony Andréa da Cunha Alexandre.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) evidenciam os benefícios do CRN para Diamante do Norte e sua população. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, em 1991, um ano após a inauguração do câmpus era de 0,456, elevou-se para 0,723 no ano de 2010.

Parcerias e melhoramento genético

A Fazenda Escola, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Mandiocultura e Fruticultura, mantém convênio para melhoria e desenvolvimento genético de mandioca de mesa e multiplicação de variedades a serem repassadas aos produtores da agricultura familiar.
Numa outra parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o CRN cria a raça de suíno Moura, no desenvolvimento e resgate da raça, a fim de repassar para criadores e produtores rurais.

A partir de 2008, o Câmpus, em parceria com o Departamento de Zootecnia, atua no desenvolvendo de pesquisas em criação e melhoramento de tilápias em Tanque Rede, no Rio Paranapanema, o que oportuniza a pesquisa para mestrado e doutorado.

diamante do norte é polo de melhoramento genetico de tilápias

É no Rio Paranapanema que são realizadas as pesquisas de melhoramento genético de tilápias

Colégio Estadual Agrícola do Noroeste

A Fazenda Escola também oferece suporte às aulas práticas e didáticas do Colégio Estadual Agrícola do Noroeste, instalado no Câmpus da Universidade, e que oferta curso profissionalizante de Técnico em Agropecuária a alunos do ensino médio com tempo integral. Os cursos são oferecidos em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, a UEM e a Amunpar, atendendo 268 jovens em regime de internato.

Desde o ano de 2006, ano de implantação do colégio agrícola, formaram 953 técnicos agrícolas.

aulas práticas do colégio agricola

Na Fazenda Escola, alunos do Colégio Estadual Agrícola do Noroeste colocam em prática o que aprendem em sala de aula.

Universidade Aberta Brasileira

Além do Colégio Agrícola, o CRN ainda abriga o Núcleo de Educação a Distância do Polo da Universidade Aberta Brasileira (UAB), com quatro cursos de graduação: Ciências Biológicas, Física, Administração Pública e Pedagogia.