Captura de Tela 2021 01 27 às 19.34.58 600x897

Professora da UEM e três ex-alunas orientadas por ela participaram do trabalho fruto de pesquisa nacional em rede

Um projeto nacional de pesquisa em rede, do qual fazem parte uma professora e três orientandas egressas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE), lançou o livro “História e Memória da Educação Rural no século XX”.

A obra é fruto da pesquisa cujo projeto se intitula “Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: RS, PR, SP, MG, RJ, MS, MT, MA, PE, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX)”, coordenado pela professora Rosa Fátima de Souza Chaloba, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Organizado por Rosa Chaloba, Macioniro Celeste Filho e Ilka Miglio de Mesquita, o livro visa a analisar a profissionalização docente no Brasil buscando compreender as políticas públicas empreendidas em âmbito nacional e estadual para a formação do magistério rural e as formas de recrutamento, carreira, salários e condições de trabalho das(os) professoras(es) que atuaram nas escolas primárias rurais.

Participação da UEM

A professora da UEM envolvida na pesquisa é Analete Regina Schelbauer, do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do PPE, além de vice-líder do “Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares-GEPHEIINSE”.

Juntas com Schelbauer, participaram Jaqueline Gomes Zamferrari, professora da Rede Municipal de Educação de Maringá; Simone Burioli Ivashita, professora da Universidade Estadual de Londrina; e Thais Bento Faria, também professora da UEL. As três são egressas do PPE/UEM.

O projeto contou com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a equipe de trabalho foi constituída por pesquisadores doutores e estudantes de pós-graduação e de graduação de 18 instituições brasileiras de ensino superior, incluindo a UEM.

A coordenadora da pesquisa, Rosa Fátima de Souza Chaloba, é professora titular em História da Educação da Unesp de Marília; docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências também da Unesp de Marília; e presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) (gestão 2019- 2021).

Quatro eixos

As narrativas dos 26 autores e autoras foram organizadas a partir de quatro eixos: Balanço bibliográfico sobre a educação rural; Referenciais externos e circulação de modelos sobre a educação rural; A formação de professores rurais; e Memórias e representações sobre a docência nas escolas primárias rurais.

O prólogo do livro foi escrito pela professora Oresta López Pérez, do Colégio de San Luis – México, assessora internacional do projeto.

Para analisar as memórias e representações sobre a docência nas escolas primárias rurais, Analete Regina Schelbauer e José Edimar de Souza, da Universidade de Caxias do Sul (UCS-RS), escreveram o capítulo “Atuação docente no meio rural: cultura e práticas escolares”, onde analisam as memórias docentes “a partir dos fios que compõem a dimensão interna do trabalho escolar retratado por mestras e mestres, mediante as relações que estabeleceram com as comunidades rurais, de seus sujeitos e dos objetos e artefatos da vida escolar”.

Segundo os autores, “o diálogo com o passado se deu por meio das representações constituídas pela memória dos trajetos percorridos, dos conteúdos ensinados, das práticas pedagógicas desenvolvidas, enfim, da cultura escolar no meio rural”.

Para Schelbauer, “foi uma honra participar desse projeto com um resultado tão bonito, contando histórias inéditas e que foram importantes para o Brasil”.

Os capítulos do livro foram apresentados no canal da TV Nephel e podem ser acessados pelo link. A publicação do livro em PDF pode ser acessada pelo link. É preciso fazer um cadastro na editora da Unesp para baixar o conteúdo de forma gratuita.