Mboi

Mediante a suspensão das atividades presenciais, reuniões são realizadas via Google Meet

Os observatórios de mídias se apresentam como uma alternativa ao público para uma participação mais ativa e crítica nos processos comunicacionais massivos. Neste contexto, o curso de Comunicação e Multimeios (CMM) da Universidade Estadual (UEM) desenvolve o projeto de extensão Mbói: Observatório de Mídias, que visa amplificar a formação e atuação acadêmica dos alunos, além de estudantes de outros cursos e do público em geral interessado numa educação midiática.

“O Mbói amplia um dos objetivos do curso de Comunicação e Multimeios, que é o de atuar na educação para as mídias de forma mais cidadã e reflexiva levando em consideração os conteúdos que a mídia divulga nos seus diferentes canais e suportes que têm repercussão social e política”, explica Valéria Assis, coordenadora do CMM.

Lara Beatriz Arantes é estudante do terceiro ano do curso de Comunicação e Multimeios e participa do Mbói desde o ano de 2019. “Como aluna o projeto me deu a oportunidade de compreender a área da comunicação por outras perspectivas, principalmente a política; além de analisar a atuação dos meios de comunicação e o impacto que eles podem ter na sociedade”.

Para a estudante o Observatório também oportunizou expansão do conhecimento no âmbito pessoal. “O Mbói vem sendo uma oportunidade de abrir bastante a minha mente pra vários assuntos. Vai além da formação acadêmica e passa a formar também opiniões e posicionamentos. É uma construção social”, conclui Lara.

Os integrantes participam por meio de encontros regulares por vídeo conferências, além da interação com o site e redes sociais do Observatório (Twitter e Instagram).

Interessados em participar devem entrar em contato via e-mail

Mbói

Palavra guarani que significa cobra, serpente. Foi escolhida para simbolizar o Observatório, pois se apoia em três significações: a da mitologia indígena Guarani que apresenta a serpente como um ser independente e dotado de sabedoria; a da interpretação de Foucault da serpente que escapa do monstro devorador em Gargantua e Pantagruel, ou seja, como um ser que ensina a lidar com riscos de dominação e submissão e a da analogia de Deleuze da serpente como aquela que carrega consigo as formas de controle que movem as relações de poder.

Portanto, Mbói representa o Observatório como a imagem de práticas dirigidas a uma educação midiática capazes de produzir ações críticas, independentes e criativas.