2021 02 02 Manifestação Alunos Odonto 2843O assunto foi tema de uma reunião entre dirigentes da Universidade e representantes dos discentes que reivindicam o retorno às atividades presenciais

Galeria de fotos

O reitor da UEM, Julio César Damasceno, reuniu-se com alunos dos dois últimos anos de Odontologia, que reivindicam e retorno às aulas presenciais e a retomada nos atendimentos da Clínica Odontológica. Um movimento que Damasceno caracterizou “como legítimo e importante para a construção de soluções”.

O encontro se deu na manhã desta terça-feira (02/02) na sala dos Conselhos Superiores, no Bloco da Reitoria, quando foram apresentadas as providências tomadas para que este retorno se dê de forma segura, além de um cronograma de ações para que o retorno às atividades se dê após os feriados de Carnaval.

Para isso, na próxima semana haverá um treinamento, dirigido também para os alunos, sobre o protocolo de biossegurança estabelecido, a ser adotado por todos, afim de garantir os cuidados necessários para evitar o contágio pelo coronavírus.

2021 02 02 Manifestação Alunos Odonto Milena de Souza Moraes 2837

Milena de Souza Moraes: reivindicações atendidas

Uma das representantes do movimento dos alunos, Milena de Souza Moraes, que também representa o Centro Acadêmico de Odontologia, garante que se sentiu atendida nas reivindicações e salientou a importância do diálogo na busca de soluções. “Estamos abertos para ajudar no que for preciso”, disse.

A reunião também contou com a presença do chefe de Gabinete, Alessandro Santos da Rocha, da diretora-adjunto do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Priscila Garcia Marques, do coordenador do curso de Odontologia, Sérgio Sábio, e do chefe do Departamento de Odontologia, Angelo José Pavan.

Outros procedimentos

A diretora-adjunta do CCS informou que já recebeu os ofícios do Departamento formalizando os pedidos de retorno às atividades presenciais dos últimos dois anos do curso, bem como da inclusão dos atendimentos odontológicos dentro das áreas essenciais da saúde. Segundo Priscila, esses documentos serão protocolados dando cumprimento às exigências burocráticas.

O professor Angelo Pavan disse que além da formatação do treinamento, outros procedimentos estão em andamento para viabilizar os atendimentos clínicos. Isso inclui uma escala de trabalho das equipes de apoio, a compra emergencial de materiais de consumo e a negociação com a Prefeitura de Maringá para garantir o protocolo de segurança nos atendimentos que os alunos da UEM fazem nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). Sobre os insumos, o professor informou que há material em estoque suficiente para o retorno e a compra seria para atender os meses subsequentes.

“Dodão” está quase pronto

Durante a reunião o reitor informou que o Bloco S-08 deverá ser uma das estruturas usadas como apoio neste retorno. “A Prefeitura do Câmpus está finalizando a infraestrutura necessária para a instalação do sistema de climatização, etapa que deve ser concluída em março, segundo informações do prefeito Carlos Augusto Tamanini.

De acordo com o reitor, embora as salas de aula estejam prontas para uso, os  atendimentos no novo bloco ainda irão depender da instalação das cadeiras odontológicas. Os equipamentos estão em processo final de compra.

2021 02 02 Manifestação Alunos Odonto Glen Victor Kondo 2835

Glen Victor Kondo: fazendo história

A notícia animou os alunos presentes, a exemplo de Glen Victor Kondo, discente do último ano do curso. Para ele entrar no “Dodão” (apelido que os alunos deram ao S-08) é histórico. “Vou poder dizer que fui um dos primeiros alunos a atender no Dodão”.

O entusiasmo justifica-se. Para quem não se lembra, o S-08 é uma edificação de 3.500 m² projetado para novas e amplas instalações da Clínica Odontológica e salas de aula do curso. A história do prédio iniciou em 2006 quando foi firmado termo de cooperação técnico científica com a Seti (Superintendência Geral de Ciência Tecnologia e Ensino Superior) viabilizando a obra, que por uma série de ocorrências sofreu algumas paralizações.

Entenda o caso

A pandemia, a necessidade de isolamento social e a adoção do Ensino Remoto Emergencial explicam o porquê na interrupção dos atendimentos na Clínica Odontológica. Esse cenário só começou a mudar em 9 de dezembro do ano passado, quando o CEP (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão) da UEM publicou a Resolução 017/2020 em que, entre outras questões, admitiu o retorno das atividades letivas presenciais para os dois últimos anos dos cursos da área da saúde, seguindo diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

É só a partir da referida Resolução que a Reitoria pode criar um cronograma para os cursos da área de saúde, válido para o segundo semestre letivo de 2020, que iniciou em 18 de janeiro, O chefe de Gabinete disse que inúmeras discussões foram feitas desde então para garantir a retomada, sendo que há todo um cronograma sendo cumprido.

O professor Sérgio Sábio, coordenador do curso, adiantou que após a finalização dos procedimentos para o retorno dos alunos da quarta e quinta séries da graduação, uma nova etapa será o início do debate acerca do retorno também das outras séries.