2021 01 27 Visita Prefeitos AMUSEP 2735 1

A proposta deve começar com o“Raios-X de Oportunidades” visando levantar informações sobre os nichos de mercado dos municípios da Amusep

Galeria de fotos

Elaborar um amplo levantamento sobre as oportunidades existentes nas 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) foi o tema central de uma reunião entre o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, o secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos e Institucionais de Maringá, Fausto Eduardo Herradon, e o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio César Damasceno. O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira (28), na Reitoria da UEM.

De acordo com Bernardo, o “Raios-X de Oportunidades” da Amusep vai conter informações sobre parques industriais existentes; leis de incentivos fiscais em vigor; espaços físicos disponíveis, para implantação de empresas; perfil da mão de obra qualificada; fornecimento de energia elétrica; rede de água e esgoto, entre outras. “Com o material em mãos, vamos repassá-lo para agências de atração de investimentos, dos governos estadual e federal, além de outros organismos nacionais e até internacionais”, destacou o presidente da Amusep.

Desenvolvimento Territorial

O reitor da UEM garantiu “total apoio” à iniciativa e já delegou para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Sandra Mara de Alencar Schiavi, acompanhar o processo de elaboração do questionário a ser respondido pelas prefeituras, coordenar a coleta dos dados e montar o panorama com as informações existentes. “O Raios-X vai ao encontro do objetivo da Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT) que é promover ações que resultem na abertura e manutenção de empregos e estimulem a geração de riqueza nos municípios” ressaltou Júlio Damasceno.

A UMDT é uma parceria da Amusep, UEM, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), e Escritório Regional da Secretária de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Diagnóstico

Herradon, titular da recém-criada Secretaria de Assuntos Metropolitanos de Maringá, afirmou que, no segundo mandato, o prefeito Ulisses Maia criou a pasta para identificar e multiplicar as experiências de sucesso na gestão pública. “Ter um diagnóstico detalhado das potencialidades é essencial para a elaboração de programas de atração de investimentos e para acelerar o desenvolvimento socioeconômico da região”, declarou.

Invest Paraná

A tarde, Bernardo, Herradon e Damasceno participaram de uma apresentação sobre a Invest Paraná. No evento, foi assinado um termo de cooperação com a Prefeitura de Maringá que passa a ser a primeira representante da instituição no interior do Estado. José Eduardo Bekin, diretor-presidente, afirma que começou o projeto na cidade por conta do poder de organização, articulação e da estrutura instalada tanto no município quanto na Amusep. Ao ouvir do presidente Bernardo sobre o Raios-X, disse que a iniciativa “soa como música” e que está à disposição para auxiliar na construção e divulgação do diagnóstico.

(*) Matéria produzida com apoio da Assessoria de Imprensa da Amusep