CAP2

Questionário aplicado foi desenvolvido com auxílio de uma psicóloga. O resultado foi apresentado no EAEX

O Departamento de Estatística (DES) e o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) elaboraram durante a pandemia o projeto ‘Ensino a distância: uma análise descritiva das condições e sentimentos dos alunos’, desenvolvido no Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá (CAP/UEM) pelo discente do curso de Estatística, Marco Aurélio Valles Leal.

Esta pesquisa originou do projeto de extensão ‘A estatística como instrumento de aprendizagem nas escolas do ensino fundamental e médio’.

O estudo consistiu na realização de uma pesquisa com os alunos do CAP, por meio de um questionário on-line contendo questões relacionadas às condições de acesso às tecnologias de informação e comunicação bem como os sentimentos destes estudantes durante o ensino remoto.

Constatou-se que durante o isolamento social, compreendido o período dessa pesquisa, era grande a proporção dos níveis de sentimento de angústia e medo por parte dos estudantes: 19,5% relataram sentir-se angustiados, 31,3% sentiram medo, e 26,6% se viram cercados pelos dois sentimentos.

O trabalho também constatou que cerca de 25,8% dos alunos sentiram-se mais ansiosos; 17,6% responderam sentir ansiedade e tristeza; 1,7% sentiram ansiedade, tristeza e depressão; 5,8% alegaram sentir apenas tristeza; enquanto 31,2% disseram não sentir nenhum desses sintomas. Ainda ficou constatado que 5,42% dos participantes do projeto têm pensamentos suicidas.

Para a Psicóloga Ana Luisa Martins Rosa, que auxiliou na elaboração do questionário, “neste período de Pandemia é importante que os pais e as escolas estejam próximos e atentos a qualquer sinal que os alunos possam apresentar. Isso inclui proporcionar acolhimento, diálogo aberto sobre os sentimentos envolvidos, suporte psicológico, caso necessário, e apoio pedagógico, pois é normal que os alunos tenham incertezas e insegurança”, explica Rosa.

Com relação à avaliação de desempenho escolar (compreender e entender o conteúdo), a maioria avaliou ter bom resultado. Quanto às dificuldades, a menor apresentada foi em relação à utilização de recursos tecnológicos, enquanto barulhos externos, distração e disciplina foram os itens mais respondidos.

“Diante de tais resultados, podemos concluir que os impactos ocasionados pela pandemia do Covid-19 são percebidos em todos os aspectos da vida humana, inclusive na educação”, esclarece Leal.

O resultado deste trabalho foi apresentado no 3º Encontro Anual de Extensão Universitária (EAEX) e pode ser acessado em aqui.