Tools for content marketers header image 1

Fab Lab, oficina tecnológica pequena, será estruturado em Cianorte com aporte financeiro da Fundação Araucária

O curso de Design da Universidade Estadual de Maringá (UEM) teve um projeto contemplado pela chamada pública do Programa de Pesquisa e Inovação em Design da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Assim, haverá aporte financeiro de R$ 200 mil para que a UEM estruture um Fab Lab, uma oficina tecnológica de pequeno porte. Será o primeiro em uma universidade pública da região de Cianorte (PR) e prestará serviços à sociedade local.

Segundo a coordenadora do projeto “Fab Lab Design UEM”, Cristina do Carmo Lucio Berrehil el Kattel, também chefe do Departamento de Design e Moda (DDM-UEM), a oficina será “um espaço onde educadores, estudantes, técnicos, profissionais e demais interessados no desenvolvimento de produtos irão partilhar conhecimento e experiências por meio de projetos materializados pelos equipamentos disponíveis”. Há previsão de que haja seleção de um acadêmico bolsista para atuar no futuro local.

A ser instalado no Câmpus Regional de Cianorte (CRC-UEM), o Fab Lab será uma ferramenta de desenvolvimento regional, mas com projetos de fabricação digital que possam ser amplos e globais. Além da coordenadora, integram a equipe: Anelise Guadagnin Dalberto, diretora do CRC; Bruno Montanari Razza, Fabiano Burgo, Ricardo Tiradentes Barbosa e Rodolfo Tsutomu Miyamoto, professores do DDM-UEM; Luiz Fernando Cótica, diretor de pesquisa da UEM e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-UEM); e Marcelo Farid Pereira, assessor de inovação da UEM.

De acordo com a Fundação Araucária, o Programa de Pesquisa e Inovação em Design “busca aproximar a comunidade científica ao setor comercial e industrial, objetivando a produção de soluções, por meio de serviços e produtos inovadores que possam ser disponibilizados à sociedade, por meio de modelos de negócio viabilizando refletir e oferecer produtos dentro da qualidade de usabilidade”. O projeto da UEM deverá ser realizado em até 12 meses, com a possibilidade de prorrogação por mais 12.