240 F 242968090 i2QcHWALnhJoxkQ9NNmV7Fsn0sGjWmz4

As inscrições serão realizadas durante o evento. Foto: Martin Jancã

O Grupo de Pesquisa em Toxoplasmose da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove, dos dias 7 ao dia 12, a ‘Semana de Pesquisas com Animais’.

O uso de animais em experimentos é uma questão que gera muita polêmica. Há alguns anos os testes em animais se davam de forma descontrolada e exagerada. Por isso, foi criada a Lei Arouca, para regulamentar o uso responsável de cobaias em experimentos, tentando reduzir, o máximo possível, o uso destes animais.

A legislação criou o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), que passou a ser responsável por credenciar instituições para criação e utilização de animais destinados a fins científicos e estabelecer normas para o uso e cuidado dos animais.

“Este evento será para falar sobre pesquisas que usam animais nos experimentos sendo camundongos, primatas, invertebrados ou até mesmo peixes e aves”, explica Fernanda Evangelista, coordenadora da ‘Semana de Pesquisas com Animais’.

Ainda de acordo com Fernanda, a iniciativa de preparar um evento com essa temática surgiu ao ver a dificuldade dos alunos em fazer pesquisas com animais, tanto no manuseio, quanto sobre os princípios dos comitês de animais, quanto ao uso adequado das cobaias e os devidos cuidados necessários.

Evento é aberto ao público e será transmitido por meio do Intagram.

Inscrições pelo site do evento.

Confira a Programação:

Dia 07/12 às 15h.

Tema: Estudos com morcegos.

Professor Henrique Ortencio Filho- UEM.

Dia 08/12 às 18h.

Tema: Pesquisa com Aves: Avaliação da infecção experimental pelo Toxocara canis e Ascaridia galli em frangos Label Rouge.

Ellen Monteiro-Universidade Estadual de Feira de Santana-BA.

Dia 09/12 às 18h.

Tema: Estudos com invertebrados.

Doutoranda Isabele Carrilho na UEM.

Dia 10/12 às 17h.

Tema: Estudos com camundongos e T.cruzi.

Hevillyn Fernanda- Doutoranda na UEM.

Às 18h.

Tema: Terapias naturais para o controle de giardiase em camundongos.

Caroline Almeida-Doutoranda na UEM.

Dia 11/12.

Tema: Uso de modelos animais em pesquisa: principais dificuldades encontradas na submissão de protocolos para CEUAs.

Marcelo Tadeu Marin

Dia 12/12 às 9h.

Tema: Estudos com ratos e sistema Cardiovascular.

Doutor Willian Costa Ferreira- Universidade Estadual Paulista.

Outras informações do evento pelo e-mail, ou pelos telefones (44) 3011-4924 e (44) 3011-9100.

Matéria atualizada em 09/12, às 11h40.