vestibular 2020 povos indigenas parana

Podem participar estudantes indígenas que tenham concluído o ensino médio e que não tenham curso superior. Candidato deverá comprovar que pertence a uma comunidade indígena

Estão abertas as inscrições para o XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2020. Elas podem ser realizadas, de forma gratuita, até o dia 7 de dezembro, no portal da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), instituição organizadora do concurso esse ano.

As provas serão nos dias 11 e 12 de abril de 2021, sendo oferecidas seis vagas suplementares nos cursos de graduação em cada uma das sete Universidades Estaduais do Paraná e dez vagas suplementares na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O candidato deverá preencher o formulário disponível na internet  e anexar a Autodeclaração/Carta de Recomendação assinada pelo candidato e pelo cacique da comunidade. O candidato também deverá preencher o questionário socioeducacional e indicar a universidade em que pretende concorrer em primeira opção.

Sobre as provas

As provas serão em Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava e Curitiba. Candidatos que não residem nas terras indígenas ou nos municípios relacionados farão as provas em locais indicados pela Comissão Organizadora do concurso, respeitando a proximidade de sua residência. Já os candidatos que não residem no Paraná farão as provas em Curitiba.

O conteúdo prevê a grade curricular do Ensino Médio, sendo que os candidatos poderão optar por Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) ou Língua Indígena (Guarani ou Caingangue).

Outras informações podem ser obtidas junto à Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) pelo número (43) 3511-3200 ou e-mail cuia@uenp.edu.br.