FORCULT CARTAZ

Discussões vão contribuir para a criação de um Corredor de Cultura Nacional

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM), é uma das instituições organizadoras do ForcultSul 2020 – Fórum Regional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior. O evento ocorre nos dias 24 e 26 de novembro, integrado à programação do VII Congresso de Extensão e Cultura e da VI Semana Integrada de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/SIIEPE).

O ForcultSul reúne os setores e os agentes culturais das instituições públicas de ensino superior da Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Este ano, as atividades serão on-line e objetivam a promoção de debates voltados ao fortalecimento das políticas culturais no âmbito acadêmico. A proposta, também, é encaminhar diretrizes para a integração dos seus agentes, trabalhadores e o público da cultura.

"Dando continuidade às discussões iniciadas no Forcult Nacional, grupos temáticos (GT) irão propor metodologias para um Corredor Cultural Nacional, discutir a realização de pesquisas e indicadores, além de pensar um mapeamento dos equipamentos culturais das Instituições de Ensino Superior", explicou o diretor de Cultura da UEM, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

Grupos de trabalho (GT) - O professor Toffolo vai participar do GT1, "Políticas culturais – Planos de Cultura, indicativos para a gestão cultural e indicadores", que terá como mediadores, além dele, Ana Paula Peters (Unespar); Sandro Ka (IFRS); e Everton Bertoletti (UFFS).

No dia 24, das 15 às 17 horas, haverá as discussões dos GT. São mais três com os temas: "Fomentos à Cultura – recursos institucionais internos e externos" (GT2); "Inclusão e Acessibilidade – entra as comunidades em situação de vulnerabilidade" (GT3); e "Comunicação e registro – possibilidade de uma agenda compartilhada" (GT4).

No dia 26, no mesmo horário, haverá uma comunicação de abertura, "Por uma política de cultura: a experiência da UFFS", com Claiton Marcio da Silva. Em seguida, serão apresentados os Resultados dos diálogos nos GTs. O Fórum termina com o debate "Cultura nas IPES Região Sul".

A programação pode ser acessada neste endereço do YouTube. "Todos os interessados são bem vindos ao Fórum. As inscrições devem ser feitas no site do evento", concluiu o professor Rael.