lancamento livro gel

Obra contém pesquisas de desenvolvimento de práticas corporais pouco encontradas em bibliografias

O Grupo de Estudos do Lazer sobre Aventura (GEL), do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) lançou recentemente, o livro ‘Atividades físicas alternativas: práticas corporais de aventura’, da editora Intersaberes.

O livro é uma obra didática destinada à formação de professores de Educação Física para atuarem com conteúdos alternativos, da Yoga ao Parkour, que ainda carecem de sistematização didática por falta de pesquisa, ensino e extensão com essa temática.

Em contrapartida, a demanda por essas práticas corporais têm crescido. Diante desse fator, o GEL vem realizando, desde 2008, pesquisas que permitiram o desenvolvimento de um método de ensino para atividades de aventura, como Skate, Slackline, Parkour, Escalada e Orientação, resultando a obra em questão, que pode ser adquirida no site da editora.

Devido o isolamento social, não foi possível o lançamento do livro da forma com que os autores desejavam, mas ao enviar alguns exemplares via correio, o professor Giuliano Pimentel, organizador da obra, declarou o seu lançamento oficial. “Este é o meu lançamento 2020 possível. Em pleno dia do servidor público, na sede dos Correios, que é um serviço público ameaçado pela privatização”, afirma Pimentel.

A elaboração do livro contou com a contribuição dos mestrandos e doutorandos, integrantes do GEL, que foi enriquecida com a intervenção extensionista por meio do projeto Escola de Aventuras. “A tecnologia educacional desenvolvida em nossos estudos tem resultado em experiências de aprendizado que ampliam o universo cultural dos alunos do GEL, que tem trabalhado com diferentes faixas etária, como turmas da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) e do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP-UEM)”, explica Pimentel.