red bull desafio

Evento patrocinado pela Red Bull ainda conta com votos da comunidade acadêmica

Dois desafios internacionais mobilizam alunos da área da engenharia elétrica e computação da Universidade Estadual de Maringá (UEM): o IEEEXtreme e Desafio Internacional Red Bull Basement, que ainda está acontecendo e precisa de votos para escolher boas ideias para melhorar a vida das pessoas pelo mundo.

Os alunos da Disciplina de Inovação, ministrada pela professora do Departamento de Informática da UEM, Linnyer Ruiz Aylon, estão participando da Red Bull Basement, com a proposição de um programa para facilitar a vida dos estudantes, professores e técnicos. Na verdade, o desafio propõe que estudantes enviem suas ideias para a comunidade acadêmica em vídeos de um minuto (em inglês ou legendados). Essas propostas podem virar realidade com o apoio dos organizadores.

Os concorrentes pensaram em uma solução para algo, gravaram um vídeo de 60 segundos e inscreveram em uma plataforma. Agora, esses vídeos estão em votação do público. Em seguida, a Redbull vai dar vida à ideia vencedora. Um time por país será classificado e terá acesso a um espaço de trabalho, três dias imersivos de workshops, mentorias, palestras e muito mais, que ajudarão no desenvolvimento do Pitch Final, quando será anunciada a "Melhor Ideia de 2020".

"Precisamos de votos. Estudantes universitários de todo o mundo discutiram maneiras inovadoras de criar mudanças positivas. Agora, as ideias aguardam seus votos. Confira os vídeos e vote naquele que você quer ver ganhando vida", disse a professora Linnyer.

Programação - O Ramo Estudantil do IEEE/UEM participou da competição mundial de programação IEEEXtreme, no sábado (24). A UEM competiu com duas equipes de alunos do curso graduação em Engenharia Elétrica, tendo como técnica a professora Linnyer Ruiz Aylon.

internacional extremesssss

IEEEXtreme é um desafio global em que equipes de alunos membros, supervisionados por um membro do IEEE , competem entre si para resolver um conjunto de problemas de programação em um período de 24 horas. As atividades ocorreram durante todo o sábado, das 0 às 24 horas. 4.557 equipes de todo o mundo concorreram.

A UEM foi representada pela equipe BradLuanUEM: Luan Crozatti e Gabriel Brandao; e 2leo1rod4UEM, Leonichel Jose Guimaraes, Leonardo Armelin  e Rodolfo Saraiva. A professora Linnyer atuou como proctor. "Este é um membro do IEEE de grau de associação superior, um profissional, que, além de exercer o papel de técnico, deve auxiliar no bem-estar da equipe, prevendo descanso, nutrição e exercícios adequados, uma vez que a competição dura 24 horas contínuas", explica a professora, que é líder do MannaTeam e presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro).

Durante a competição, as equipes recebem os enunciados dos problemas que foram formulados por programadores especialistas. Estes são categorizados como fáceis, moderados, difíceis, avançados e extremos para permitir que alunos de todos os níveis de experiência participem. "O concurso é uma experiência incrível de formação do cidadão 5.0, porque prioriza o trabalho cooperativo em equipe, fortalece o perfil de liderança, populariza o conhecimento, promove a propulsão e a resiliência, além de contribuir com a internacionalização. Uma experiência importante para a formação integral do profissional", completa a professora.

Os vencedores são determinados estritamente com base na pontuação geral que vão ganhando ao cumprir os desafios. A UEM ficou em 19° lugar, com a equipe 2Leo1Rod4UEM, e 21° lugar com BradLuanUEM, entre os competidores do Brasil. Entre os competidores mundiais, a 2Leo ficou em 963° lugar e a BradLuanUEM, em 1163°. Os vencedores da competição foram os integrantes da equipe da Sumaya University for Technology, da Jordânia, que pertence ao IEEE 8 (África, Europa e Oriente Médio). Eles receberão uma viagem com despesas pagas para uma conferência IEEE da escolha deles, em qualquer lugar do mundo.  O valor máximo deste prêmio é de U$ 10.000.

A competição de programação IEEEXtreme é organizada pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, por meio do Comitê de Atividades Estudantis.