Encontro quinzenal 12 de dezembro 2019

Projeto estuda as artes visuais, educação e imagens na cultura visual

Com o objetivo de promover, na perspectiva dos Estudos da Cultura Visual, pesquisas sobre artes visuais, educação e imagens, o Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), por meio do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens (Artei) está desenvolvendo o projeto de pesquisa ‘Ensinando e aprendendo a olhar(-se): artes visuais, educação e imagens na perspectiva dos estudos da cultura visual’, que encontra-se na fase II de desenvolvimento.

De acordo com o professor João Paulo Baliscei, do curso de Artes Visuais, que coordena o projeto, a proposta de aprender com a arte considera o olhar não como um fenômeno natural e espontâneo, mas como resultado de um processo de desenvolvimento promovido culturalmente e que necessita de orientação para ser ensinado e aprendido.

O projeto também problematiza os modos de ensinar e aprender a olhar, mediante investigação com metodologia bibliográfica, a partir de pesquisas dos Estudos da Cultura Visual. “Para esse campo de investigação, as imagens são mais do que composições plásticas e estéticas compostas por um conjunto de elementos visuais; são artefatos que dão formas visuais a pensamentos políticos, culturais e históricos, vinculados às lutas identitárias e à manutenção do e pelo poder”, explica Baliscei.

O estudo está sendo desenvolvido por cinco docentes e sete estudantes da UEM, além de uma integrante da comunidade externa.

As pesquisas e publicações do Artei podem ser acessadas na página do grupo de estudos, onde também encontra-se o link dos encontros, que são realizados quinzenalmente por meio do Google Meet.