Ideia é reunir as pesquisas feitas na universidade para contribuir na definição de indicadores visando melhores resultados na área
Com a participação de professores e pesquisadores de várias universidades paranaenses e de outros estados, como São Paulo, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais, será realizado, de 13 a 16 de outubro, de forma online, o IV Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer (SBPEL), organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer (Geppol) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Com a parceria de várias instituições na realização, o evento visa a compartilhar e confrontar as experiências e estudos de pesquisadores, profissionais e entusiastas brasileiros, dos campos científico/acadêmico, político/burocrático e técnico.
A programação inclui de mesas a colóquios, além de apresentação de trabalhos científicos. As vagas para as pessoas que irão participar apenas como ouvintes estão esgotadas, mas ainda são aceitos, até amanhã (2), os envios de resumos de trabalhos.
As atividades do Seminário, no dia 13, terão início às 16 horas, com a participação dos professores Juliano de Souza, da UEM, e Fernando Marinho Mezzadri, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Eles irão debater o tema “Que tempos são esses? Análise da conjuntura atual para o desenvolvimento de políticas públicas de esporte e lazer”, tendo a mediação do também professor Fernando Starepravo (UEM), coordenador do Geppol, que é ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Docente do Departamento de Educação Física da UEM, Starepravo frisa que o desafio do SBPEL é estimular o complexo debate que é a política pública do esporte e, com isso, estabelecer indicadores para apresentar resultados que possam ser trabalhados pelos atores do esporte. Segundo ele, “o evento será um marco na produção de conhecimento e reflexões sobre o assunto".
Neste link do evento você encontra todas as informações sobre a 4ª edição do SBPEL, incluindo o currículo dos palestrantes, a programação e os nomes das entidades colaboradoras na realização do Seminário.
Uma das parceiras, a Paraná Esporte, por meio do programa Escola do Esporte, está ajudando inclusive na divulgação do evento em sua página na Internet. São parceiros também o Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte (CBCE/Paraná), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da UFPR, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).