mestrado e doutorado PCM UEM

Resultado da seleção dos inscritos ocorrerá em dezembro próximo e matrícula em fevereiro de 2021

O Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) começa a aceitar a partir de amanhã (1º de outubro) as inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado da turma 2021.
O prazo vai terminar no dia 30 de outubro e as inscrições serão feitas de forma remota, pelo e-mail “selecao.pcm.uem@gmail.com”. As que forem homologadas serão disponibilizadas em edital até o dia 6 de novembro, a ser publicado no site do PCM e em local apropriado na secretaria do Programa, Bloco F-67, sala 007, câmpus sede, em Maringá.
Para o processo seletivo ao mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática poderão se inscrever os graduados ou graduandos (último ano) em Ciências, Ciências Biológicas, Física, Química, Matemática e áreas afins. Para a seleção ao doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática podem se candidatar quem possui título de mestrado na área de Ensino de Ciências e Matemática ou áreas afins.
Estão sendo oferecidas 20 vagas de mestrado e 17 de doutorado, distribuídas entre as áreas de Biologia, Ciências, Física, Química e  Matemática, conforme disponibilidade dos professores apresentados no Quadro 1 do Edital nº 009/2020 – PCM.
No mesmo edital o candidato (a) encontra a relação dos documentos necessários para se inscrever. A ficha de inscrição deve ser impressa no endereço eletrônico, sem a qual a inscrição não é confirmada.

Como é a seleção

A seleção será feita em duas etapas, sendo a eliminatória (análise do projeto e entrevista) e a classificatória (análise de currículo). A eliminatória terá duas partes. A primeira consiste na avaliação prévia dos projetos e seleção daqueles de interesse do programa para a entrevista (período de  seleção de 7 a 15 de  novembro, com divulgação dos selecionados no dia 16 de novembro). A segunda será a entrevista com os candidatos e candidatas selecionados na primeira parte, feita entre os dias 23 a 27 de novembro, pelo google meet, com agendamento prévio e de forma remota.
Na etapa classificatória, mediante a análise do currículo lattes, serão atribuídas notas de 0 a 10. Somente serão analisados os currículos dos candidatos ou candidatas que obtiverem nota igual ou superior a 7 na entrevista do projeto.
A divulgação dos resultados finais do processo de seleção ocorrerá até o dia 4 de dezembro, por meio de edital publicado no site do PCM. A matrícula será feita nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2021, na secretaria do programa.
Outras informações no site, e-mail sec-pcm@uem.br ou pelos telefones (44) 3011-4827 e 3011-4827.