mostra cartaz certo

Programação vai até outubro e é on-line

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) dá continuidade à tradição de promover a divulgação científica por meio do cinema, mesmo em tempos de isolamento social. Nesta terça-feira (22), começa a IX edição da Mostra de Cinema e Divulgação Científica, que contará com oito sessões, mesclando filmes e documentários de diferentes gêneros.

“A divulgação científica é tema da disciplina Metodologia da Popularização do conhecimento Científico, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia, o PBF. Durante as aulas, discutimos a importância de se falar de ciência para o público em geral e como falar sobre isso, no sentido de esclarecer alguns enganos e incentivar as pessoas, principalmente os estudantes, a se envolverem com o tema”, explica a professora da disciplina, professora Débora Sant’ Ana, atual pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM.

A Mostra de Cinema 2020 vai exibir oito discussões de filmes e documentários feitas por uma dupla de alunos. Cada uma apresentará o tema da produção. “A ideia é divulgar a ciência de forma acessível e despertar o olhar crítico do participante para questões científicas e sociais, além de abordagens psicológicas e de ordem de saúde pública”, explicou a doutoranda Daniela Rejan, uma das responsáveis pela divulgação da Mostra. Serão discutidos temas como ética em pesquisa, intergeracionalidade, novas tecnologias, epidemias, mulheres na ciência, recuperação química e biologia molecular.

mostra cinema 2020 programacao

O evento vai até 16 de outubro. As atividades ocorrerão sempre às terças-feiras e sextas-feiras, às 20 horas, no Canal dos Amigos do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), no Youtube. A programação é aberta ao público em geral. Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente através do link https://forms.gle/BwTGbTEQxozYW89x9.

Informações adicionais com Daniela, pelo WhatsApp (43) 9 9937-4271 ou pelo Instagram @mostracinemauem.