cartaz da Anpuh

Evento será em novembro e terá inclusive lançamento de livros; autores podem se inscrever até 1º de outubro

Termina no dia 9 de Outubro o prazo para o envio de resumos para apresentação nos simpósios temáticos (STs) durante o 17º Encontro Regional de História da Anpuh, que ocorrerá por via remota de 23 a 25 de novembro próximo, com o tema central “O Futuro do Futuro do Ensino de História.
Anpuh é a sigla para a Associação Nacional de História e, que neste caso, envolverá, na organização, a seção paranaense da entidade. Também estão mobilizados na promoção do evento o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da UEM (Profhistória) e o Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá.
Paralelo ao Encontro Regional da Anpuh, ocorrerão o 2º Encontro do Profhistória e a 24ª Semana de História, do Departamento de História da UEM.
O tema do evento surgiu do interesse em possibilitar aos participantes um sem número de estudos, levando em conta que a preocupação com o futuro do ensino de História, mais propriamente com o futuro desse futuro, é também uma preocupação com o passado e, sobretudo, com o tempo presente.
Por isso, existe a expectativa de que o Encontro acolha a mais ampla diversidade de participantes e o leque mais aberto possível de temas e problemas historiográficos.
A programação é ampla, conta também com minicursos, mesas-redondas e palestras e o lançamento de livros. O objetivo é lançar livros autorais, coletâneas, periódicos e demais obras relativas à temática do evento.
O autor ou autora interessada ou mesmo organizador (a) tem direito a inscrever três publicações, até o dia 1º de outubro, mediante o envio da ficha catalográfica e a apresentação do livro para o e-mail anpuh2020maringa@gmail.com. É preciso estar devidamente inscrito ainda no evento para lançar a obra.
Após análise do Comitê Científico do Encontro, as obras acolhidas serão expostas em novembro no site do evento. Os lançamentos serão feitos de forma online e haverá um link no site oficial do Encontro onde as obras serão mostradas junto com a descrição enviada pelo autor e o endereço para compra ou acesso à publicação.
A divulgação ocorrerá também por meio da página oficial do evento no Facebook. Como forma complementar de fazer esta divulgação, será possível o envio de um breve vídeo com no máximo dois minutos de duração contendo a apresentação da obra. Mais informações podem ser obtidas no site e pelo e-mail anpuh2020maringa@gmail.com.

Outros prazos

É importante ficar atento aos prazos para não perder a chance de apresentar trabalhos científicos no evento. Terminado o período para o envio de resumo dos STs, o dia 10 de outubro será a data limite para que os ministrantes de minicurso enviem o material para a comissão organizadora do Encontro.
A divulgação dos trabalhos aprovados ocorrerá no dia 23 de outubro, enquanto que o prazo máximo para regularizar as inscrições será 3 de novembro.
A divulgação da programação final do evento, com distribuição das sessões dos simpósios, acontecerá no dia 6 de novembro. Já, quem for participar apenas como ouvinte terá até 20 de novembro para garantir a inscrição, exclusivamente por meio do site. O prazo de entrega dos textos completos para os Anais se encerra no dia 29 de janeiro de 2021.
As inscrições para participação nos minicursos também estão abertas, contando com 16 opções diversas. É possível fazer a inscrição apenas para essa modalidade, aberta para graduandos, professores de Educação Básica, pesquisadores e demais interessados. A data final é 3 de novembro.
A conferência oficial de abertura do Encontro será feita no dia 23 de novembro, às 19h30, pelo professor Nilton Mullet Pereira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele vai falar sobre “O futuro do ensino de história”.
As atividades, no entanto, terão início às 9 horas, com o Fórum do Café (via plataforma moodle), seguida pela apresentação de simpósios temáticos a partir das 13h30 até às 18 horas.
O valor da inscrição depende da pessoa ser ou não filiada à Anpuh e da modalidade em que deseja se inscrever. A participação como ouvinte é gratuita.
O cronograma completo, com a definição de outros prazos, podem ser observados no site do Encontro. Toda inscrição será aceita apenas por meio do sistema eletrônico, tanto para o envio de dados quanto para a geração de boletos bancários e certificados.
Outras informações sobre o evento pelo site ou e-mail anpuh2020maringa@gmail.com. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail milenabelancon@gmail.com, com a pesquisadora Milena Belançon, do Núcleo de Pesquisas em Participação Política (NUPPOL), secretária do evento.

Serviço

O quê: 17º Encontro Regional da Anpuh, 2º Encontro do Profhistória e 24ª Semana de História do DHI/UEM

Data: 23 a 25 de agosto, pela plataforma moodle

Inscrições: cronograma disponível no site