debate ditadura militar

Evento integra ciclo de palestras promovido pelo projeto Diversitas, do Departamento de Ciências Sociais da UEM

O projeto de extensão Diversitas, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoverá, nesta quarta-feira (2), às 20 horas, um debate sobre o tema “Ditadura Militar: os Anos de Chumbo no Brasil”.

O assunto será discutido de forma remota por meio do google meet pela historiadora Ana Carolina Ambrósio e o monitor da disciplina de História do cursinho pré-vestibular da UEM, Davi Talizin. A intenção em debater o tema é abranger o pensamento crítico em cima da própria História. "A gente entende que a história deve ser contada para que ela não se repita", comenta Davi.

O evento faz parte do novo ciclo de palestras online iniciado, ontem (1º), pelo Diversitas, abrangendo duas lives independentes (incluindo a de hoje) e o “Ciclo Internacional de Conferências: populações negras e indígenas” a partir de amanhã (3).

Na live de ontem, o tema abordado foi “A Democracia como Valor Pedagógico e a Ameaça Facista”, com professores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

O ciclo internacional de conferências é organizado pelos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (Neiab's) da UEM, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), junto com o Projeto Nômade do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e o Projeto Diversitas.

Serão nove dias de palestras com participações internacionais de pesquisadores de Universidades do México, Estados Unidos, Portugal e Espanha, além de professores de Instituições de Ensino Superior brasileiras. "Um dos principais objetivos é discutir o racismo e a discriminação sob um ponto de visto histórico, político e social. Tanto em relação ao negro quanto ao índio. E também destacar a luta, a resistência", explica o professor Geovanio Rossato, chefe-adjunto do Departamento de Ciências Sociais da UEM e idealizador do Diversitas.

O projeto de extensão oferece eventos online para comunidade interna e externa da Universidade, tendo sido criado durante o período de isolamento social implantado pelas autoridades sanitárias devido ao contágio do novo coronavírus.

A ideia é que o projeto seja uma espécie de “guarda-chuva” para oferecer a realização de eventos de qualquer natureza ou área do conhecimento, auxiliando professores com suporte técnico e pedagógico.

Para participar, o evento é gratuito e aberto à toda comunidade interna e externa, bastando fazer a inscrição no link, https://linktr.ee/dcseventospandemia

Todos os eventos geram certificado, inclusive para os alunos da Educação a Distância da UEM, que podem acompanhar a programação por meio das redes sociais do Núcleo de Educação a Distância (Instagram e Facebook), também no perfil no Instagram do Diversitas (@dcseventospandemia) e no link

O Nead apoia os eventos realizados remotamente pelos departamentos da UEM, fazendo a divulgação. Toda a estrutura técnica, pedagógica e de emissão de certificado é por responsabilidade dos proponentes.