foto residente uepg

 São alunos-residentes de um curso de especialização na área gestão pública, oferecido pelo governo do Paraná

Desde o mês de julho, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) conta com o apoio de residentes do curso de Especialização em Gestão Pública, oferecido pelo Estado do Paraná. Os integrantes deste grupo, lotado em diferentes setores da universidade, proporcionam a realização de ações importantes para a comunidade acadêmica e externa. 

O Programa de Residência Técnica (Restec) é um projeto do governo Paraná e da Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo é proporcionar a profissionais recém-graduados vivência prática dos conhecimentos teóricos em áreas específicas, conforme demanda das secretarias e instituições de ensino parceiras.

“Todos os residentes são alunos do curso de especialização em Gestão Pública, na modalidade a distância, e desenvolvem atividades práticas presenciais nos órgãos públicos parceiros, sob a supervisão de um servidor com formação na área do residente. Essa é uma proposta prevista na Lei 20.086, de 2019”, explica o pró-reitor de Administração, Antonio Marcos Flauzino dos Santos (foto abaixo), que é o coordenador do programa Restec, no Polo Maringá.

MARCOS FLAUSINO

O curso de especialização, que é oferecido sob a responsabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), tem início na próxima segunda-feira, dia 17 de agosto. As atividades práticas dos alunos nos órgãos parceiros já começaram e devem ocorrer em um período de dois anos, não podendo exceder a seis horas diárias e 30 trinta horas semanais. Cada aluno-residente receberá uma bolsa de R$ 1.900,00 por mês.

UEM – Ano passado, o Edital PROPESP. N0 37/2019, abriu o processo de seleção da 3ª Edição da Especialização em Gestão Pública Residência Técnica em Gestão Pública. O documento definiu o número de vagas de cada Universidade, cabendo à UEM a possibilidade de selecionar 15 residentes. Foram selecionados residentes nas áreas de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Informática, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.

“Por enquanto, são cinco residentes na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura; dois na Diretoria de Assuntos Comunitários, da Pró-Reitoria de Recursos Humanos; dois na Procuradoria Jurídica; e três na Pró-Reitoria de Administração. É importante ressaltar que, na área de Informática, não tivemos candidatos inscritos e, nas Ciências Econômicas, tivemos dois, mas nenhum se matriculou”, explicou o pró-reitor Marcos Flauzino.

PEC – A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura tem um residente da área do Direito, dois da Pedagogia, uma da Psicologia e uma de Serviço Social. A pró-reitora, Débora de Mello Sant’ Ana, disse que estão lotados em setores e programas que eram carentes de recursos humanos.

DEBORA MUDI

“O Numape [Núcleo Maria da Penha] recebeu uma advogada, uma psicóloga e uma assistente social que já estão amplamente envolvidas no atendimento às vítimas de violência doméstica e ainda planejam ações para o retorno das atividades acadêmicas com ampliação dos atendimentos. O Museu Dinâmico Interdisciplinar, o Mudi, e a Coordenadoria de Apoio a Educação Básica, a CAE, contam com apoio de um pedagogo e uma pedagoga, respectivamente, sendo que a Unati [Universidade da Terceira Idade] também será apoiada por estes mesmos profissionais. Ainda aguardamos a próxima chamada de um novo psicólogo, que será inserido nas importantes ações do NEDDIJ [Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude]”, detalhou a pró-reitora da PEC (foto acima).

A Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT), ligada à Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRH), tem duas residentes. A diretora Telma Maranho Gomes disse que essa é uma experiência interprofissional muito importante para os novos profissionais e para as universidades.

“As residentes técnicas estão contribuindo com o ‘Projeto Estratégia de Promoção à Saúde, à Convivência e a Diversidade da Comunidade Universitária’. Por meio delas, estamos podendo oferecer um serviço importante aos nossos servidores, o que beneficia a comunidade universitária e contribui para a formação destas profissionais, que podem vivenciar o ambiente da gestão pública, reforçando a formação que estão se submetendo, na especialização oferecida pelo governo do Estado. A psicóloga Isadora Lopes atua sob a supervisão da professora do Departamento de Psicologia, Daniela Mota; e Mariane Beltrame, sob a supervisão  da assistente social Helena Maria Ramos dos Santos, do Sesmt [Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho], da UEM”, detalhou Telma.

chiara residente pec

Os residentes – Para o coordenador do Polo Maringá, está claro que o Restec traz contribuições a ambas as partes. “Tanto para a UEM, que contribui para a formação desse aluno-residente, na medida em que disponibiliza o local para o desenvolvimento das atividades práticas sob a supervisão de um servidor com formação e conhecimento na área de formação do residente, como para o aluno, que desenvolve as atividades de forma a crescer como profissional, sempre com a supervisão do servidor responsável por ele”, chamou atenção Flauzino.

Raul Matheus da Silva, graduado em Pedagogia pela UEM e, agora, pós-graduando em gestão pública pela UEPG, disse que esta experiência se apresenta como um elemento importante para formação acadêmica e profissional. “Possibilita uma formação teórica e prática da organização das instituições públicas. Além disso, propicia uma oportunidade de atuação profissional. No meu caso, estou atuando no Mudi [Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM], onde estou encarando novos desafios. E também há o fato de que o Programa confere uma bolsa para os residentes, garantindo a estabilidade para a realização das atividades”, declarou o residente ligado à PEC.

Chiara Bataglini (foto acima) é outra residente ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, formada em Pedagogia. “Essa residência foi esperada com muita ansiedade por mim, pois eu estava na prefeitura como cuidadora infantil e sentia que não tinha tempo nem perspectiva de estudar. Está sendo importante para eu continuar a formação acadêmica e, ao mesmo tempo, colocar em práticas os estudos teóricos. Enfim, a residência é uma excelente oportunidade em minha vida. Acredito que me dará bagagem teórica e prática em um tema que é necessário: a gestão”.

 

Serviço

Para saber mais sobre o Programa, que tem a coordenação geral da UEPG, é preciso acessar o site: https://cps.uepg.br/inicio/index.php/externos/restec-gestao-publica.