Ritmos biologicos

Primeira atividade, que fala de ritmos biológicos, faz parte da programação do retorno às aulas na UEM, de forma remota

Começa na quarta-feira (12) e vai até 30 de outubro um novo ciclo de palestras, promovido pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM) e pela Associação de Amigos do Mudi (Amudi). O tema é “Conhecimentos de ciência, arte, filosofia e religiões na formação para a cidadania”. As atividades serão on-line, com exibição pelo Canal dos Amigos do Mudi.

“A ideia é discutir temas diversificados, que contemplam os quatro pilares principais da cultura humana”, explica o coordenador do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) e professor do Departamento de Ciências Morfofisiológicas da Universidade Estadual de Maringá (DCM/UEM), Marcílio Hubner de Miranda Neto.

Os dois primeiros temas das palestras estão definidos. Dia 12, será O retorno às aulas e a necessidade de ressincronização dos ritmos biológicos, com início às 9h20 e duração aproximada de 1h30. O professor Marcílio vai falar ao lado da professora do DCM, Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, também pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM.

“A pandemia provocou uma grande alteração na rotina de vida da grande maioria das pessoas, os horários de dormir, acordar, se alimentar, estudar e trabalhar tornaram-se muito mais flexíveis. Com o retorno às aulas professores e estudantes terão que retomar muitas de suas rotinas, mas isto não é tão simples, porque implica em modificar o horário de produção de uma série de hormônios diurnos e noturnos, ou seja, acertar os ponteiros dos relógios biológicos para eles funcionarem em harmonia com os compromissos de estudo e trabalho”, explicou o coordenador do Mudi.

Na sexta-feira, 14 de agosto, será a vez da live Ciência e consciência no combate à pandemia, com início às 14 horas e previsão de duração de 3 horas.  Quatro professores doutores integrantes do Grupo de Estudo de Evidências Científicas em Covid-19, da UEM, estarão explicando sobre o coronavírus, sobre a pandemia e interagindo com o público. Haverá, ainda, a participação de uma poetiza e declamadora com mestrado em Políticas Públicas, Marcia Capelette.

As próximas palestras serão: “Arte, Religiões, Filosofia e Ciência enquanto pilares de sustentação da Cultura Humana”, ministrada pelo professor Marcílio Hubner de Miranda Neto/UEM e Grupo Abaecatu; “As Religiões de Origem Abraâmicas”, com a professora Débora de Melo Gonçales Sant’Ana/UEM; “Espiritismo, o atual estado da arte frente as questões morais e doutrinárias”, com a professora Jussara Rocha Ferreira/UNB; “As Religiões Afrobrasileiras”, com a professora Vanda Serafin /UEM; e “A Ética do Gênero Humano”, com a professora Jussara Rocha Ferreira/UNB.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://forms.gle/rGgnWM6qtJbQRhbJ8. Haverá certificado para os inscritos, onde constará as palestras que a pessoa participar e registrar presença até o dia 30 de outubro.

“Inscreva-se no canal Amigos do Mudi, no Youtube, registrando seu like e fazendo comentários, eles são muito importantes para a Associação de Amigos do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM e para nossa parceira, a UEM TV. Você pode colaborar conosco desta forma e, também, por meio de doações para a Amudi , que lhe enviará, em retribuição, ótimos brindes”, concluiu o professor Marcílio.