WhatsApp Image 2020 08 06 at 13.36.37

Tem início hoje (6), o período de inscrições. Curso acontecerá aos sábados, das 9h às 11h, e terá como metodologia a realização de exposições, palestras, debates e oficinas pedagógicas, por meio da plataforma Google Meet

O laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história (LAEE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Associação dos Estudantes Indígenas (AUIND), realizam dos dias 15/08 a 03/10, o curso de extensão ‘Estudantes Indígenas e a Pesquisa Científica na Universidade’.

O curso objetiva levar aos estudantes indígenas da UEM o conhecimento de ferramentas digitais para o ensino/aprendizagem remota: Google e Classroom; ampliar o debate acerca da importância da pesquisa científica na universidade pública; estimular a pesquisa científica entre os estudantes indígenas do ensino superior; ampliar as possibilidades de participação em pesquisas cientificas: PIBIC, PIC, Mestrado e Doutorado; construir com os universitários indígenas projetos de pesquisa.

Segundo a coordenadora do evento, Maria Christine Berdusco Menezes, do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), a proposta desse curso surgiu por meio de diálogos com os estudantes indígenas da UEM que mostraram interesse em aprofundar conhecimentos por meio da pesquisa. “Nesse momento de distanciamento social, é de extrema importância que os estudantes possam ter esses espaços de estudo. Acreditamos, que o curso contribuirá para que possa ampliar a Pesquisa Científica sobre temas indígenas, e principalmente, feita por indígenas".

A indígena Arieli Knop, graduada em Letras e pós-graduanda em Gestão Escolar Indígena pela UEM, participou da discussão da proposta do curso. De acordo com ela, nesse momento de distanciamento social, é fundamental que os estudantes indígenas tenham acesso a esses eventos e cursos extracurriculares. “Eu vejo esse curso como uma oportunidade de melhorar a aprendizagem e também de os próprios estudantes estarem desenvolvendo pesquisas relacionadas às suas comunidades indígenas, o que é essencial nos dias atuais. Necessitamos cada vez mais que os indígenas ocupem todos os espaços que lhes são de direito”, explica Knop.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 14/08 por meio do link http://forms.gle/zeJ9Y7Gg6HVyNbxd7'.

Dia 15/08

Tema: Ferramentas digitais para o ensino/aprendizagem remoto: Google e Classroom

Dia 29/08

Tema: A importância da pesquisa cientifica, feita por indígenas, sobre temas indígenas nas universidades publicas

Dia 05/09

Tema: Como organizar projetos de pesquisa?

Dia 12/09

Tema: Projetos de pesquisa: PIC e PIBIC

Dia 19/09

Tema: Projetos de pesquisa: Mestrado e Doutorado