linnyer boneco

Votação será realizada de 10 a 16 de agosto, pelo site www.sbmicro.org.br

A professora Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, do Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá (DIN/UEM), é candidata à presidência da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro). Se eleita, Linnyer será a primeira mulher a conduzir a entidade.

A professora é doutora em Ciência da Computação com pós-doutorado, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial e engenheira de Computação.

Na UEM, atua como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, tendo sido a responsável pelo projeto de implantação do doutorado.  Acumula as funções de membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), membro da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa, membro do Conselho Interdepartamental do Centro de Tecnologia, e membro do Fórum de Pesquisa, além de tutora da SoftCom, empresa júnior da UEM, onde ministra as disciplinas de Felicidade e Inovação.

Linnyer, que é de bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é membro do Comitê de Assessoramento de Microeletrônica do Conselho (CA-ME) e tem assumido diferentes cargos e funções no cenário nacional e internacional.

Líder do Grupo Manna, desde 2009, a engenheira é gestora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Nano e Microeletrônicos (INCT-NAMITEC). Em 2013, assumiu como membro do Comitê Assessor de área, da Fundação Araucária (Fundação de Apoio à Pesquisa do Paraná). Em 2019, se tornou membro do Conselho Administrativo da Evoa Aceleradora de Startups; e atua como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem).

É líder da maior rede de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em IoT, Robótica e Educação 5.0, do Paraná, e uma das maiores redes do país de popularização da ciência, o Manna_Team, formado por 20 doutores, 15 mestres e vários estudantes da UEM, UFPR, UTFR, IFPR, IFSP, USP, Unicamp, IESB, Ramo Estudantil IEEE e IEEE Wie.

cartaz eleicao

Eleição – Atualmente, Linnyer é diretora da Sociedade Brasileira de Microeletrônica e encabeça a chapa inscrita para concorrer ao processo eleitoral que irá eleger a diretoria da SBMicro para o biênio 2020/2022. Ela concorre ao lado dos seguintes nomes:  vice-presidente, Marcelo Lubaszewski (UFRGS); diretora administrativa, Michelly de Souza (FEI); e diretor financeiro, Jacobus W. Swart (IMEC).

O grupo tem o compromisso de intensificar ações que promovam a microeletrônica no país e no exterior, participando no estabelecimento de políticas públicas nacionais que promovam o fortalecimento do ensino, da pesquisa científica, do desenvolvimento e inovação tecnológica na área de microeletrônica, tão fundamental e estratégica para o país.

Todos os associados da Sociedade Brasileira de Microeletrônica, pesquisadores, empresários, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação, em dia com suas anuidades, podem votar. Para isso, deverão entrar no site www.sbmicro.org.br, no período de 10 a 16 de agosto.