WhatsApp Image 2020 07 20 at 16.18.02

Oxigenadores foram desenvolvidos por profissionais e alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Medicina e Física da UEM

A Associação dos Amigos do Hospital Universitário Regional de Maringá (AAHUM) auxiliou o HUM na aquisição de materiais e mão de obra necessários para a confecção de mais sete novos capacetes oxigenadores, a custo baixo, que serão utilizados em pacientes do HUM.

“Todo o material arrecadado foi por doação da comunidade maringaense e da região. Como a Associação tem mais facilidade e agilidade no processo de compra, facilita muito a execução de projetos deste porte” explica a Presidente da Associação do Amigos Mirian Bardeja.

Nesse momento de pandemia, em que os casos têm aumentado significativamente e o número de leitos encontra-se praticamente esgotados, “esse dispositivo ajuda a implementar a recuperação do paciente e o tempo de tratamento proporcionando uma concentração maior de oxigênio disponível para esse paciente. Com a taxa de ocupação de leitos Covid aumentada, há problemas na internação e segregação de pacientes suspeitos e confirmados da Covid. Além de fazer o seu isolamento em um mesmo ambiente, evitando a dispersão de aerossóis, permite que mais pacientes sejam internados numa mesma unidade e convivam com maior nível de segurança. A UEM tem trabalhado com grupos de especialistas e pesquisadores para trazer soluções para o enfrentamento da Covid, e este é o produto de uma das pesquisas realizadas”, explica Elisabete Mitiko Kobayashi, superintendente do HUM.

Este dispositivo garante ao paciente maior conforto; contribui na recuperação nos isolamentos de coorte; reduz os gastos na saúde; além de, eventualmente, diminuir o tempo de internação.

Se você deseja fazer alguma doação pro HUM e não sabe como fazê-la, acesse o site do AAHUM e contribua com a o HUM.