WhatsApp Image 2020 07 16 at 17.27.55

Análise foi realizada em parceria com a Prefeitura de Maringá, Uningá e UniCesumar, no intuito de entender a disseminação do vírus. (Foto: Ascom Prefeitura de Maringá)

Na tarde dessa quinta-feira (16), no auditório Helio Moreira, pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) apresentaram os resultados de pesquisa técnica que analisou a disseminação do Coronavírus em bairros da cidade de Maringá.

O estudo implicou na realização de 950 testes rápidos, realizados em quatro etapas com intervalo de 15 dias, resultando informações e números sobre contágio, sintomas, perfil e hábitos de moradores da cidade.

Segundo Dennis Bertolini, chefe do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina e coordenador do Laboratório de Virologia Clínica da UEM, os testes rápidos, verificam a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa, e “foram interpretados por um profissional de saúde, considerando informações clínicas, sinais e sintomas do paciente” explica Bertolini. 

De acordo com Daniele C. Tita Granzotto, do Departamento de Estatística da UEM, o estudo indicou que, para cada uma pessoa com resultado positivo à Covid-19, haveriam outras seis sem testagem, mas que teriam a doença. No caso de Maringá, com população de 423,6 mil habitantes, a média seria de um infectado a cada 105 habitantes.

“Esses resultados vêm reforçar as medidas de prevenção e evidenciar a importância do isolamento social para conter a disseminação do vírus”, conclui Bertolini.