01 encontro pianistas

Seis pianistas e professores participam semanalmente de transmissões ao vivo pela Internet; curso é gratuito

O Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferta gratuitamente o curso de extensão “Encontro de pianistas: formação e atuação profissional”. O evento on-line será iniciado na próxima quinta-feira (16) e será constituído de seis encontros semanais. Não é preciso se inscrever.

“O curso tem como objetivo narrar as trajetórias musicais dos pianistas convidados: instituições que estudaram, influências, professores de piano, conquistas, dificuldades, formação técnica e ações pertinentes ao exercício do ofício ligado à área de execução instrumental: piano”, informa a comissão organizadora. As instruções para obtenção dos certificados de participação serão dadas aos ouvintes em cada encontro virtual.

16 de julho, das 10h às 11h30

Convidado: professor André Luiz Bertoncini Feltrin (DMC-UEM).

Clique aqui para assistir ao vivo.

Minicurrículo: participou de diversos festivais de piano e foi agraciado com o 1º lugar no 29º Concurso Latino Americano Rosa Mística (2009) e 2º lugar no 10º Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith (2014). É professor no Instituto Festival de Música de Santa Catarina (Femusc).

02 andre feltrin

23 de julho, das 10h às 11h30

Convidada: professora Cinthia Ruivo da Silva (Villa-Lobos).

Clique aqui para assistir ao vivo.

Minicurrículo: mestra e doutoranda em Música, apresentou-se em diversos recitais pelo Brasil como solista e camerista. Participou do Concurso de Canções Brasileiras em 2009, em São Paulo. Foi docente na UEM nos anos de 2015 e 2016 e atualmente é professora de piano no Centro Musical Villa-Lobos.

03 cinthia silva

30 de julho, das 10h às 11h30

Convidado: professor Alfeu Rodrigues de Araújo Filho (DMC-UEM).

Clique aqui para assistir ao vivo.

Minicurrículo: doutor em Música e mestre em Artes. Trabalhou em importantes projetos e instituições de ensino, como Projeto Guri Santa Marcelina, Instituto Baccarelli, Escola de Música do Estado de São Paulo, Faculdade Santa Marcelina e Conservatório de Música da Prefeitura de Guarulhos. Professor efetivo de piano no DMC e também leciona no Programa de Pós-Graduação em Música (PMU) da UEM.

04 alfeu filho

6 de agosto, das 10h às 11h30

Convidado: professor Geraldo Majela Brandão Ribas (EMU-UEM).

Clique aqui para assistir ao vivo.

Minicurrículo: doutor em Música e mestre em Práticas Interpretativas. Na UEM, idealizou a especialização “Introdução à História e à Estruturação da Música”. É músico junto à Escola de Música (EMU) da UEM, onde ministra aulas de piano e matérias teóricas, e entre 2018 e 2019 esteve envolvido na formação de um coral infanto-juvenil na Comunidade Cristã Dr. Osvaldo.

05 geraldo ribas

13 de agosto, das 10h às 11h30

Convidada: professora Sabrina Laurelee Schulz Toffolo (DMC-UEM).

Clique aqui para assistir ao vivo.

Minicurrículo: mestra em Música/Interpretação e doutoranda em Música, realiza recitais em diversas capitais do Brasil. Publica artigos em congressos nacionais e internacionais na área de Artes com ênfase em performance musical, técnica pianística, música contemporânea e história da música.

06 sabrina toffolo

20 de agosto, das 10h às 11h30

Convidado: professor Hideraldo Luiz Grosso (PMU e EMU-UEM).

Clique aqui para assistir ao vivo.

Minicurrículo: doutor e mestre em Música. Como solista e camerista, seu nome aparece ao lado de eminentes músicos. Como pesquisador, sua atenção volta-se às práticas interpretativas e à performance, e seu foco de interesse está voltado à música brasileira para piano. Fundou e dirigiu o coral da UniCesumar. Na UEM, criou o projeto de extensão Radiodifusão Educativa de Música Erudita.

07 hideraldo grosso