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Inscrições estão abertas e as atividades ocorrerão em encontros quinzenais

Todo professor em formação e mesmo os formados precisam conhecer algumas coisas que são comuns no processo de ensino, independentemente da área de atuação. Pensando nisso, a Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE) da Universidade Estadual de Maringá vai oferecer, a partir de 23 de julho, um curso remoto para acadêmicos de licenciatura nas graduações, tendo, como tema central, “Reflexões teóricas e práticas sobre o caminho do ensino”.

As inscrições estão abertas até o dia 16 de julho, pela Internet, direcionadas ao estudante de qualquer curso de licenciatura da UEM ou de outras instituições de ensino superior, do primeiro ao último ano. 

Para definir o conteúdo, as coordenadoras do curso, a técnica em assuntos universitários da CAE, Alessandra Wihby; e a professora Sandra Regina D’ Antonio Verrengia,, coordenadora da CAE, elaboraram a programação visando abordar questões do ensino comuns a qualquer professor ou pedagogo. “Nós discutimos o ensino a partir de como o sujeito aprende. Então, a gente busca ter uma coerência teórico-prática. Não é só explicar para o outro como ele deve ensinar, mas sim colocá-lo em processo de aprendizagem de como se ensina”, explica Alessandra.

“Eu não vou apenas explicar o conceito do como ensinar, mas inserir o outro no movimento de aprendizagem, em que ele vai se apropriando destes conceitos de como se ensina e, portanto, de como se aprende”, diz.

Temas

Durante o curso, serão discutidos os temas “Conhecimentos necessários a todo professor”, “Avaliação da aprendizagem”, “Apropriação dos conceitos científicos”, “O ‘como’ se ensina pensado a partir do ‘como’ se aprende”, “Planejamento de aula”, “Atividades de ensino promotoras de aprendizagem” e “Conteúdos de ensino e objetivos de aprendizagem”.

As coordenadoras conversaram com ao menos um professor que trabalha com o ensino em cada licenciatura oferecida pela UEM. Convidados, eles terão uma participação no sentido de falar, para eventuais inscritos da licenciatura a que estão ligados, sobre as especificidades do ensino na referida área.

Para a abordagem dos temas, os inscritos receberão previamente atividades. Após responderem, eles deverão enviar o material aos professores ministrantes, Eles se encarregarão de fazer a análise e discutir o conteúdo do encontro a partir das respostas apresentadas. Posteriormente, os inscritos receberão outra atividade com a sistematização do que foi discutido, contendo também questões sobre a pauta do encontro seguinte.

Ao todo serão ministradas 20 horas de carga horária, em encontros quinzenais com duração de cerca de uma hora. Ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UEM, a CAE tem o objetivo de ser um centro de capacitação e aperfeiçoamento aos professores da Educação Básica, por meio do envolvimento em programas criados pelo Ministério da Educação (MEC).