Ivair

Importância do evento decorre da crescente demanda por materiais de alto desempenho e com variadas funções

Numa live prevista para esta quarta-feira (24), às 19h30, o professor Ivair Aparecido dos Santos, dos programas de pós-graduação em Física (PFI) e em Engenharia Mecânica (PEM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai proferir palestra para abordar os aspectos fundamentais relativos ao conceito de multifuncionalidade.

A palestra será transmitida pela página do PFI no Facebook e por meio da plataforma Google Meet, tendo como título “Multifuncionalidade: conceitos, materiais e aplicações”.

Historicamente, o progresso das civilizações sempre esteve atrelado ao desenvolvimento de materiais específicos capazes de aprimorar os métodos de produção de bens e serviços, que, por sua vez, resultaram em melhorias nas condições de vida das sociedades. 

Neste contexto de desenvolvimento científico, tecnológico e humano, a crescente demanda por materiais com alto desempenho e que apresentem algum grau de multifuncionalidade tem levado a um vertiginoso avanço em áreas chave do conhecimento científico e do desenvolvimento tecnológico, notadamente em nanobiotecnologia. 

Cabe ressaltar que a nanobiologia, da junção "nano" (estruturas na escala nanométrica) com "bio" (produtos biológicos) e "tecnológicos" (desenvolvimento de novos produtos e materiais), é um ramo interdisciplinar entre a biologia e a nanotecnologia que abrange quatro grandes áreas de aplicação, entre elas a nanomedicina.

Na palestra, além dos aspectos fundamentais relativos ao conceito de multifuncionalidade, Santos também vai apresentar e discutir aspectos essenciais referentes à multifuncionalidade de materiais, e, em especial, a apresentada por materiais multiferroicos, que são os principais objetos de estudo do Grupo de Desenvolvimento e Inovação em Dispositivos Multifuncionais (GDDM), do Departamento de Física da UEM, ao qual o professor está lotado.

Métodos inovadores de produção e caracterização desse tipo de material, assim como os desafios associados à sua produção e desenvolvimento, serão debatidos sob a ótica dos possíveis impactos relacionados às novas tecnologias advindas de seu emprego no desenvolvimento de dispositivos inteligentes.