Live evangelista.1jpg

A proposta é fazer uma reflexão sobre a representação do real entre dois mundos aparentemente distintos: o da física e o da poesia. O encontro será nesta quarta-feira (10)

O Programa de Pós-Graduação em Física da UEM (Universidade Estadual de Maringá) programou uma live com o físico e professor Luiz Roberto Evangelista, que será realizada nesta quarta-feira, dia 10 de junho, a partir das 19h30. O tema será Física e Poesia: representações do real

“A ideia de partida é que a física e a poesia possam ser consideradas como duas atividades humanas essenciais, autênticas expressões de um modo de estar no mundo, encontrável nas pessoas criativas e sensíveis, e que, em medida maior e menor, possam muito bem representar um ideal de conhecimento para toda a humanidade”, descreve o professor.

A proposta, ainda segundo Evangelista, “é abrir um breve diálogo entre esses dois universos, que usam linguagens muito distintas, apropriadas ao escopo do conhecimento e ao valor daquilo que se busca, que são nutridos da mesma pesquisa imaginativa”.

Evangelista explica que a imagem oferecida pelo físico Richard Feynman de que as estrelas são feitas de átomos, do mesmo tipo encontrado na Terra e que constitui a matéria da qual todos somos feitos, se ajusta perfeitamente como ponto de partida para o debate de amanhã.

Para ele, tal imagem “serve para nos fazer compreender que a descrição poética e a do físico não se excluem necessariamente, pelo contrário, elas se propõem como duas possibilidades a serem exploradas, porque, afinal, podemos sempre sair para rever as estrelas, tanto como o fazem os poetas Dante e Virgílio, quando saem do Inferno, quanto como fazem os astrônomos, que perscrutam o céu noturno com os instrumentos da óptica”, afirma o físico, dando uma pequena demonstração do que esperar da live desta quarta-feira, a qual será transmitida pelo Facebook, a partir das 19h30. Clique aqui para acessar o link. Não é necessário fazer inscrição.

Sobre o palestrante

Luiz Roberto Evangelista graduou-se em Física pela UEM, obteve o título de mestre em Físico-Química pela Universidade Federal de Santa Catarina e de doutor em Física de Partículas pela Universidade de São Paulo. O pós-doutoramento foi concluído no Politecnico di Torino, Itália, onde também foi professor visitante e mantém uma colaboração científica há mais de vinte e cinco anos.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B - Física e Astronomia -, ele faz pesquisas na área de fluidos e sistemas complexos. Já publicou certa de 160 artigos em revistas científicas internacionais e também é autor de quatro livros. É membro da International Liquid Crystals Society e atuou como editor associado do Brazilian Journal of Physics, para a área de física da matéria condensada.