Aplicativo do Governo do Estado foi desenvolvido em conjunto com o Google e a Celepar para atendimentos médicos e psicológicos
A participação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Programa Telemedicina, do Governo do Paraná, está rendendo bons frutos. Seis acadêmicos do último ano do curso de Medicina e seis, do último ano do Curso de Enfermagem da UEM, estão atuantes, atendendo o “Call Center Virtual” diretamente de suas residências.
O Telemedicina é o canal onde estudantes das Universidades Estaduais do Paraná realizam atendimentos médicos e psicológicos, por meio do Aplicativo, e respondem as dúvidas das pessoas sobre sintomas da Covid-19 e outras doenças associadas.
“O aplicativo tornou-se uma ferramenta essencial para o uso durante a pandemia, onde os sentimentos de ansiedade e incerteza podem sobrecarregar os sistemas de saúde. Por meio da telemedicina os usuários são atendidos em domicílio e evitam o deslocamento, ajuda no isolamento social e protege os profissionais da saúde, além de tranquilizar a população” explica Viviani Camboin Meireles, docente do Departamento de Enfermagem da UEM.
Em todo o Estado, 191 bolsistas e 140 voluntários trabalham nos atendimentos pelo aplicativo.
Em dois meses de atendimento, a plataforma atendeu em todo o Estado, 6.354 cidadãos, dos quais a maioria chegou até os estudantes que oferecem plantão sob a orientação de professores. Dos atendimentos, 1538 receberam consultas médicas por Teleconsulta (chamada de vídeo) e 220, atendimentos psicológicos.
De acordo com dados da Celepar, entre o dia 21 de março a 03 de junho, 9.693 pessoas instalaram o aplicativo da Telemedicina no Paraná (aparelhos android e ios).
Como ter o atendimento virtual
O atendimento, que é disponibilizado todos os dias da semana, 24 horas por dia, envolve 5 etapas:
Primeiro, baixar o app ‘Paraná Telemedicina’ ou direto pelo Whatsapp (041) 3180-0826;
O segundo passo é preencher os dados pessoais;
E o terceiro, informar sua localização- quem reside no Estado e está transitando, precisa fornecer a localização de origem e destino, o tempo de permanência no destino e qual o meio de transporte utilizado. Pessoas que não residem no Estado deverão preencher seu cadastro no aplicativo, salvar o QR Code fornecido, e apresentar nos postos de monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nas divisas do Paraná;
O quarto passo é fazer sua avaliação epidemiológica e responder sobre sua localização nos últimos dias, sua condição de saúde atual, e sempre que o quadro de saúde mudar deve-se realizar novo cadastro;
O quinto passo é a confirmação do cadastro.
Concluído essa última etapa, o cidadão pode acessar o aplicativo e ter o Teleatendimento inicial por chatbot. A “Victoria”, assistente virtual de saúde do Governo do Paraná, iniciará triagem pela Inteligência Artificial e direciona o Teleatendimento para os estudantes e seus orientadores das Universidades Estaduais do Paraná, que farão o acolhimento, esclarecimento de dúvidas, avaliação do caso e, quando necessário, o encaminhamento para o médico ou psicólogo.