IMG 20200608 WA0005

Evento é destinado a professores, estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências Biológicas da UEM

O professor e biólogo Raphael Rolim de Moura, membro do Conselho de Biologia da 7ª Região (CRBio-07), com atuação no Paraná, vai proferir palestra virtual, no dia 12 de junho, às 18 horas, para falar sobre a atuação do biólogo na gestão pública do meio ambiente.

O evento faz parte de uma série de conferências voltadas aos professores e alunos de ciências biológicas da Universidade Estadual de Maringá, em nível de graduação e de pós-graduação, organizadas pelo professor Paulo Inada, do Departamento de Biologia (DBI) da UEM.

Inada será o mediador da palestra de Raphael, que também é gestor público, atuando ainda como entrevistador. A conferência será transmitida via plataforma Zoom. Graduado em Licenciatura Plena em Ciências, com habilitação em Biologia, o palestrante tem especialização em Gestão e Planejamento Ambiental, MBA em Gestão Pública e mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

MBA é a sigla para Master in Business Administration ou, em português, Mestre em Administração de Negócios. Raphael teve atuação em consultoria ambiental e assessoria parlamentar, ocupou a superintendência de Controle Ambiental na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba e exerceu, interinamente, o cargo de secretário municipal da pasta. 

No município de Paranaguá, além de ocupar o cargo de secretário do Meio Ambiente da cidade, foi também secretário de Desenvolvimento Sustentável, Urbanismo e Meio Ambiente. Ministra disciplinas no Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar) e na Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná (UniFaesp). Também dá aulas no Centro Universitário Internacional (Uninter) na modalidade a distância.

Como conselheiro do CRBio - 07, integra o quadro de especialistas em Planejamento e Gerenciamento Ambientais da entidade. Atualmente, ocupa o cargo de assessor da presidência na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Casa Civil- Governo do Estado do Paraná). Este é o link para ter acesso à palestra.

O Conselho de Biologia da 7ª Região é uma autarquia pública federal cuja sede administrativa fica em Curitiba. Desde a criação dos Conselhos Regionais de Biologia pelo CFBio em 1983, o Paraná integrou o CRBio-03, juntamente com Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No entanto, os conselheiros paranaenses sempre almejaram criar um Conselho próprio, atendendo aos interesses dos biólogos do Estado.

Em 2002, o CFBio recebeu o pedido para desmembrar o Paraná, criando um novo Conselho. O CRBio da 7ª Região foi criado em 2005, tornando-se o primeiro Conselho de Biologia com jurisdição somente em um Estado. .