1 nao.JPG

O planejamento das estratégias e o desenvolvimento das atividades, buscam conscientizar e informar adequadamente professores, alunos e familiares sobre a pandemia de COVID-19

A partir da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de escolas de Maringá, o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), elaborou um material complementar à educação básica, bem como aos alunos da Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati/UEM), durante o isolamento social.

Segundo Juliana Vanessa C. Martins Perles, uma das professoras envolvidas, o objetivo da confecção desses jogos, que foram estudados e elaborados por alunos da Graduação e Pós-graduação, foi o de fornecer material complementar para utilização junto aos conteúdos escolares, comumente aplicados nos diferentes níveis escolares, associado ao novo coronavírus, com o intuito de conscientizar e informar adequadamente alunos e professores sobre a pandemia da Covid-19.

Os alunos analisaram os conteúdos ministrados em todos as séries da educação básica - ensino fundamental II e médio-  para elaboração, por meio da educação não formal, de materiais complementares durante o isolamento na Covid-19; também desenvolveram um e-book com atividades para alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).

Foram selecionados em uma primeira etapa, temas para serem abordado em forma de jogos com objetivo “ensinar divertindo” e que possam ser confeccionados por professores ou alunos em isolamento social, junto com seus pais e demais moradores da casa, promovendo uma integração familiar e uma disseminação de informações importantes a respeito do novo coronavírus e a doença ocasionada por ele, bem como os cuidados fundamentais para o enfrentamento da pandemia.

“Essas atividades geram resultados importantes, não apenas no produto final, mas também na formação dos alunos da educação básica e dos graduandos, tornando-os profissionais diferenciados que trabalham em equipe com um objetivo social e que busca partilhar seus conhecimentos com a sociedade” explica Juliana Perles.

infantil.jpg

Almanaque infantil foi desenvolvido para conscientização de estudantes do ensino fundamental.

Para a Perles, mesmo virtualmente, é nítido o envolvimentos e engajamento dos alunos participantes, comprometidos em retornar à sociedade o investimento público na sua formação.

As alunas Beatriz Cervigni Feltrin e Rauana Santandes, Biólogas e Mestrandas em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM), participam do Projeto do Mudi e Educação não formal em tempos de Covid-19, e elaboraram os jogos para estudantes do 7º ano e 1º ano do ensino médio, coordenadas pela professora Juliana Vanessa C. Martins Perles.

Também coordenados por Perles, os alunos João Victor Kuller (Biotecnologia), Maysa Pacheco Alvarez da Silva (C. Biológicas) e Rafaela Andreza de Souza Soares (C. Biológicas), elaboraram um Almanaque Infantil.

Coordenados pela professora Josiane Medeiros de Mello, a equipe do projeto de inclusão digital do MUDI, formado pelos Pós-graduandos, Ana Carolina Maciel, Giovana Esteves, João V. Gutierrez, Kaio H. Rissardi e Lorena Hilário, elaboraram o e-book para a 3º idade.

O trabalho em grupo tem estimulado uma responsabilidade social nos alunos de gerar e divulgar informações de forma tecnicamente responsável e planejada para o público a ser atendido.

Atividades com caráter extensionistas ajudam a formar cidadãos capacitados ética e tecnicamente, aptos a retornarem a sociedade o investimento neles empregados.