foto mudiEvento seria realizado em setembro na UEM. Com o adiamento, um Encontro Virtual deve ocorrer em novembro e assim que tiver passada a situação atual de pandemia a Universidade irá sediar a edição presencial

Divulgamos, em meados de abril, sobre o IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências, que até então deveria ser realizado na UEM (Universidade Estadual de Maringá) entre os dias 6 e 10 de setembro deste ano. Entretanto, o atual cenário de pandemia e os constantes alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS) levaram a coordenação do evento a adiá-lo.

Em contrapartida, foi discutido e planejado um novo formato para o encontro que será oferecido de maneira remota, gratuitamente e sem apresentação de trabalhos. O Evento Virtual foi agendado para novembro deste ano, com uma programação que deverá contemplar a temática original do IV Encontro (O papel dos Centros e Museus de Ciências na consolidação da interiorização da divulgação e popularização científica) e a divulgação científica em tempos de pandemia.

A coordenação informa ainda que tão logo a situação se normalize será feita uma avaliação pensando em nova data para o IV Encontro presencial na UEM. Para acompanhar as informações atualizadas acesse o site do evento.

Para os interessados em ter devolução da taxa de inscrição os organizadores informarão, em breve, também por meio da página do Encontro, os procedimentos necessários.

Outra informação importante é que a postagem dos trabalhos e as inscrições que estavam vigentes no site foram canceladas temporariamente. Mais próximo do evento presencial elas serão retomadas.

Sobre o Encontro

Reunir profissionais dedicados à Divulgação da Ciência, possibilitar a troca de experiências e a construção coletiva de metas para a área são os objetivos principais do Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciência, que é o principal evento neste campo no Brasil.

Regularmente, ele reúne de forma representativa gestores, educadores e divulgadores da Ciência de todo Brasil e, inclusive, de outros países da América Latina. E a cada edição amplia o número de instituições que passam a integrar a rede de Centros e Museus de Ciências, representada por meio da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC).

Esta quarta edição do  Encontro é promovida pela  ABCMC e pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da  UEM. Conta ainda com importante apoio da Associação de Amigos do Mudi, entidade sem fins lucrativos que apoia a manutenção do museu, além da parceria de vários centros e museus de ciências do Brasil.