WhatsApp Image 2020 05 29 at 11.47.33

Alvo são estudantes atendidos pelo Programa, estudantes TEA e público externo, desde que familiares destes estudantes

O Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae) da Universidade Estadual de Maringá está com três ciclos de debates em andamento, na plataforma Google Meet, um deles ainda aceitando participantes.

Um dos ciclos trata dos “Enfrentamentos à realidade inesperada: os desafios do estudante com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais no período de isolamento social decorrente da Covid-19”.

O público alvo é a comunidade interna (acadêmicos de graduação e de pós-graduação atendidos pelo Propae). No dia 3 de junho ocorrerá o segundo encontro, sempre às 17 horas, sobre Isolamento social, seguidos por Mudança de rotina e adaptação (10/6), Mudança de rotina e estudos (17/6); Mudança de rotina, família e demais relações interpessoais (24/6); Percepções sobre a nova realidade (1º/7); e Expectativas sobre o retorno ao convívio social (8/7).

O segundo ciclo discute os “Enfrentamentos à realidade inesperada: os desafios de familiares de estudantes no Transtorno do Espectro Autista no período de isolamento social decorrente da Covid-19”, com encontros a partir das 19 horas, toda quarta-feira.

É direcionado à comunidade interna e externa, desde que familiares de estudantes TEA ((Transtorno do Espectro Autista). Estão agendados debates sobre Isolamento social (3/6); Mudança de rotina e adaptação (10/6); Mudança de rotina e escola (17/6); Mudança de rotina e família (24/6); Percepções sobre a nova realidade (1º/7); e Expectativas sobre o retorno ao convívio social (08/7).

Para esse grupo ainda é possível se inscrever até o dia 2 de junho (terça-feira). Basta enviar e-mail para fzanutto@uem.br com o nome completo, CPF, e-mail, telefone e indicar a relação de parentesco com o estudante. O requisito é ser familiar de estudante TEA.

WhatsApp Image 2020 05 29 at 11.47.33 1

O terceiro ciclo de debates discute os “Enfrentamentos à realidade inesperada: os desafios de estudantes no Transtorno do Espectro Autista no período de isolamento social decorrente da Covid-19”. As discussões são feitas às segundas-feiras, às19h30.

O foco são pessoas da comunidade interna e externa, desde que sejam estudantes TEA. Os próximos encontros são sobre Isolamento social (1º/6); Mudança de rotina e adaptação (8/6); Mudança de rotina e estudos (15/6); Mudança de rotina e relações familiares (22/6); Percepções sobre a nova realidade (29/6); e Expectativas sobre o retorno ao convívio social (6/7).

A supervisão geral é da coordenadora e da coordenadora-adjunta do Propae, professoras Celma Regina Borghi Rodriguero e Flávia Zanutto, respectivamente. Celma é do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e Flávia pertence ao Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL) da UEM.

Fazem parte da comissão organizadora, e ainda atuando como debatedoras, as professoras aposentadas Maria de Jesus Cano Miranda, Sônia Mari Shima Barroco e Tânia dos Santos Alvarez da Silva (UEM), que se mantêm vinculadas ao Programa..