kids-5ed10246e501b.jpg

Evento é semanal, gratuito e conta com a certificação de 28 horas

O Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), inicia nessa segunda-feira (1) o curso de extensão com o tema ‘Infância e Adolescência: educação, direitos e cultura no século XXI’, com o objetivo de promover debates sobre educação, infância e adolescência no Brasil buscando estabelecer relações com os direitos sociais na contemporaneidade e no período de isolamento social em decorrência da Covid-19.

O Curso, que tem como público alvo acadêmicos, professores, educadores sociais e comunidade externa, também busca potencializar a reflexão sobre educação, direitos, justiça, infância e adolescência e suas relações com a formação profissional; Estimular a participação dos acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá em período de isolamento social.

“As reuniões serão realizadas por meio da plataforma Google Meet, em forma de palestras e discussões com os participantes com a sistemática de 14 encontros online de 2 horas cada” explica Paula Marçal, coordenadora do PCA e do evento; que também conta com a coordenação de Thaís Godoi de Souza, Câmpus Regional do Vale do Ivaí.

As inscrições podem ser feitas pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 30 de maio.

O link da reunião será enviado para os inscritos por meio do endereço eletrônico e telefone.

Programação:

Data: 1 de junho.

Início às 9h30.

Tema: Violência doméstica contra criança e adolescente e a pandemia.

Prof. Drª Vanessa Rombola Machado.

Data: 3 de junho.

Início às 9h30.

Tema: Contextos das infâncias do campo: lugar, identidade e educação.

Profª Drª Franciele Clara Peloso.

Data: 10 de junho.

Início às 9h30.

Tema: A atuação da equipe psicossocial nas varas de infância e juventude no Tribunal de Justiça do Paraná.

Prof.ª Msª. Priscila de Almeida Souza.

Data: 17 de junho.

Início às 9h30.

Tema: O direito das crianças e adolescentes em meio à pandemia e o acesso à informação pública.

Profª Drª Claudiana Tavares.

Data: 24 de junho.

Início às 9h30.

Tema: O perfil social e educacional do preso no Brasil e a oferta da educação escolar nas prisões.

Profª Drª Daiane Letícia Boiago.

Data: 1 de julho.

Início às 9h30.

Tema: Prática Teatral com Crianças e Adolescentes com Direitos Violados.

Profª Msª Renata Carolina Pereira.

Data: 8 de julho.

Início às 9h30.

Tema: A Educação Social na extensão universitária: interlocuções com crianças, adolescentes e educadores.

Profª Drª Cléia Renata Teixeira de Souza.

Data: 15 de julho.

Início às 9h30.

Tema: Modos de ensinar das crianças: vozes potentes para uma educação no século XXI.

Prof. Me. João Alfredo Martins Marchi.

Data: 22 de julho.

Início às 9h30.

Tema: Educação e educação social.

Profª Msª Zilda Bergo.

Data: 29 de julho.

Início às 9h30.

Tema: Infância, cultura lúdica e participação.

Prof. Dr. Marcelo Adriano Colavitto.

Data: 5 de agosto.

Início às 9h30.

Tema: Educação literária em ação: literatura infantil em diferentes espaços.

Prof. Msª Eliandra Cardoso dos Santos Vendrame e Profª Drª Ercília Angeli Teixeira de Paula.

Data: 12 de agosto.

Início às 9h30.

Tema: Participação política de crianças e adolescentes.

Profª Msª. Patrícia Cruzelino Rodrigues.

Data: 19 de agosto.

Início às 9h30.

Tema: Gênero(s), Sexualidade(s) e interseccionalidades: os desafios e as potencialidades no contexto político contemporâneo.

Profª Drª Cassia Cristina Furlan.

Data: 21 de agosto.

Início às 9h30.

Tema: Crianças e adolescentes pelo mundo: histórias, culturas e direitos

Profª Drª Verônica Muller.