WhatsApp Image 2020 05 18 at 11.12.36

Em caso de abuso e exploração sexual, o número para ligar é 100; surdos podem pedir auxílio por site exclusivo

Hoje (18), no Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) aproveita para fazer um apelo: caso esteja em perigo, disque 100 ou entre em contato com o Conselho Tutelar da sua cidade.

Surdos podem pedir ajuda a uma pessoa de confiança, para que ela telefone, ou devem denunciar diretamente por meio deste site exclusivo: https://atendelibras.mdh.gov.br/acesso. Paula Marçal Natali, coordenadora do PCA, divulga que o programa produziu um vídeo direcionado para crianças e adolescentes surdos; assista-o a seguir:

 

 

Assim como Natali, Verônica Regina Müller, da equipe diretiva do PCA e presidente da Associação de Educadores Sociais de Maringá (Aesmar), preocupa-se, afinal os casos de violência podem estar aumentando nas casas nessa época de pandemia. “As estatísticas mostram que os principais agressores da violência sexual às crianças são pais, padrastos e familiares próximos”, lamenta Müller.

Saiba mais – Conforme já noticiado, o Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddij) da UEM continua com o atendimento de crianças e adolescentes, de forma virtual. Relembre nesta reportagem.