04-05-2020-dr-genetica.jpg

Foram abordados diversos aspectos da Covid-19

O jornal Dr. Genética News faz parte do projeto de extensão Dr. Genética Conteúdo Informacional Online, que auxilia na interpretação de exames genéticos, vinculado ao programa de Pós- Graduação em Biotecnologia Ambiental (PBA) e ao Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Ele foi criado para disseminar informações ligadas à genética e saúde de uma maneira clara, objetiva e acessível, abordando assuntos distintos com fontes confiáveis, e nessa edição especial do Dr. Genética, o tema tratado não poderia ser outro, se não a Covid-19.

“Os alunos vinculados ao projeto são do curso de biomedicina, medicina, biologia, biotecnologia e eles escrevem sobre distúrbios genéticos, doenças e situações em genética, em uma linguagem que toda a população possa compreender” explica Eliane Papa Ambrosio-Albuquerque coordenadora do projeto do DBC.

Se tratando de um assunto muito explorado atualmente pelos veículos de comunicação, os integrantes do Dr. Genética decidiram por abordar a Covid-19 explicando sobre como são realizados os testes PCR em tempo real, que é o teste padrão para identificação da doença, que pode demorar de 6h a 72h para liberação dos resultados; e os testes rápidos, que detectam o vírus em questão de minutos, mas que são menos precisos.

Nessa edição também foram abordados os aspectos gerais do coronavírus, a biologia celular, a sua estrutura e a importância do uso do sabão na higienização para evitar a propagação da doença.