livros eduem

A Editora mantém o fluxo editorial diante da atual pandemia, recebendo propostas das comunidades interna e externa

Você gostaria de aproveitar o período de quarentena para escrever ou finalizar um livro e submeter a proposta à Editora da Universidade Estadual de Maringá para publicação?

Com esta pergunta, a Eduem está aproveitando para divulgar as instruções e as normas a quem esteja interessado em escrever um livro técnico, científico, didático ou cultural. O livro é indexado na Biblioteca Nacional (ISBN).

Pessoas da comunidade em geral, ou seja, de fora da Universidade, também podem ter o livro publicado. As propostas, inicialmente, são avaliadas pela equipe do setor e pelo Conselho Editorial, encarregados de fazer a análise quanto às normas de submissão e ao atendimento das políticas editoriais da Eduem.

Posteriormente, são enviadas para, no mínimo, dois avaliadores designados para esta finalidade (a-doc), para análise em relação ao mérito científico.

É importante esclarecer que tanto a proposta enviada pelas pessoas da comunidade universitária quanto a da comunidade externa seguirá, caso seja aprovada, os trâmites de editoração, sujeitos à disponibilidade de recursos financeiros internos da Eduem e/ou de verba oriunda de fontes externas.

A Editora ainda lembra os professores interessados que ela também publica o material didático elaborado pelos docentes, sem custo de impressão, na Coleção Fundamentum. O conteúdo desta coleção atende principalmente os alunos dos cursos de graduação, pelo preço bem acessível, podendo, ainda, ser utilizado como livro texto ou bibliografia complementar. A Fundamentum é indexada na Biblioteca Nacional.

Como publicar o livro? A obra é destinada a um público amplo e diversificado, portanto, deve possuir linguagem e formato  acessíveis e condizentes com seu propósito.

simbolo Eduem2 400x400

Propostas resultantes de tese e dissertação deverão ser, obrigatoriamente, reformuladas para o formato livro, com linguagem e formato acessíveis. É necessário levar em consideração que a tese/dissertação é um material elaborado, em princípio, para ser lido e julgado por pesquisadores especializados na área.

Em caso de tradução, o proponente deverá apresentar, no ato da submissão da proposta, um Termo de Liberação em que conste anuência da Editora e autores(as) quanto a essa publicação.

Cabe observar que propostas de livros resultantes de pesquisas envolvendo seres humanos, experiências com animais, engenharia genética e meio ambiente, devem apresentar o parecer do Comitê Permanente de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Copep), conforme prevê a resolução nº 510/2016.

Para saber mais detalhes, como o processo de seleção, a apresentação de originais, a diretrizes para a submissão e os critérios para a aprovação das obras, basta entrar no site da Editora. As informações quanto ao procedimento de publicação dos materiais da Coleção Fundamentum podem ser vistas neste link

Criada como tal em 2006, depois de 14 anos publicando livros como um Programa de Editoração Científica, a Eduem possui o objetivo editorial de promover a divulgação de trabalhos voltados ao interesse de pesquisadores das instituições científicas do País e do exterior nos mais diversos campos do conhecimento.

Além disso, a Editora busca viabilizar intercâmbios e convênios com diversas instituições, estimulando o desenvolvimento de coedições e parcerias. É bom lembrar que, mesmo diante da pandemia do novo Coronavírus, o fluxo editorial de artigos e livros não sofreu alterações. A equipe do setor se encontra disponível online, pelo e-mail eduem@uem.br para eventuais dúvidas.

Fotos: ASC/UEM