Mapa coronavírus 1

Grupo criou um site que reúne textos escritos pelos estudantes e professores ligados ao Programa

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) iniciou uma série de textos para fornecer dicas aos consumidores e empresários, além de informações sobre medidas de políticas públicas adotadas no Brasil e no mundo para mitigar os efeitos da crise econômica causada pelo Coronavírus.

A série conta com publicações feitas pelos petianos e textos elaborados pelos professores ligados ao projeto, especialmente para a edição especial do PETeco News, como foi nominado o site lançado para divulgar o trabalho.

Num dos textos mais recentes por exemplo, os estudantes Jhonatan Mitsuo e Tomás Torre descrevem as medidas e políticas de países estrangeiros para tentar minimizar as conseqüências provocadas na economia pela Covid-19.

A leitura disponibiliza o resumo das medidas adotadas pelos governos da Dinamarca, Espanha, Japão, Itália e Estados Unidos, diante do alastramento da doença. As providências vigentes no estado de emergência, assinala o texto, focam na tentativa de segurar a queda e ruptura do sistema econômico mundial.

PET economia UEM

Ao compilar as atitudes tomadas pelo mundo afora, os autores concluem que a crise na economia decorrente da disseminação do novo Coronavírus é de nível mundial, em que pese as diversas culturas e sistemas econômicos vigentes. Os textos produzidos pelo PET Ecomomia nestão sendo postados no site

O que é?

Segundo o site, o Programa de Educação Tutorial se compromete fundamentalmente em aprimorar os cursos de graduação. Trabalha com três vertentes principais: ensino, pesquisa e extensão. As normas operacionais do PET estão estabelecidas no documento de Orientações Básicas do Programa.

Os membros do projeto possuem um tempo máximo de vínculo. Ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão do curso e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do PET.