FA CovidUma das chamadas é para desenvolvimento de pesquisa no enfrentamento da Covid-19

A Fundação Araucária irá investir até R$ 2 milhões para apoiar propostas de pesquisadores de instituições do Paraná para o desenvolvimento de estudos científicos e tecnológicos no enfrentamento da Covid-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves.A iniciativa integra a chamada pública do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) 07/2020 que, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Saúde, irá destinar, no todo, R$ 50 milhões para projetos de pesquisa desta natureza.

Os projetos apoiados serão os que apresentarem mais mérito para o avanço do conhecimento, a formação de recursos humanos, a geração de produtos, a formulação, a implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira. Serão consideradas, em especial, propostas que promovam a realização de pesquisas colaborativas das Instituições de Ciência e Tecnologia paranaenses, visando à formação de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação - NAPIs.

As propostas apresentadas devem seguir um dos temas definidos pela chamada que são: tratamento, vacinas, diagnóstico, patogênese e história natural da doença, carga de doença, atenção à saúde e prevenção e controle.

Conforme o cronograma do edital do CNPq, o resultado das propostas deverá ser publicado em meados de junho. Dez dias após, a Fundação Araucária poderá firmar convênio para repasse de recursos com as instituições paranaenses que estiverem na lista do CNPq.

A submissão de propostas pode ser feita até o dia 27 de abril por meio da Plataforma Carlos Chagas. O resultado final será divulgado em 15 de junho de 2020.

A chamada pública do CNPq pode ser acessada no site da instituição. Clique aqui e acesse a página..

Prazo prorrogado

A Fundação Araucária também informa que foram prorrogados os prazos para submissão de propostas ao Programa de Pesquisa e Inovação Doutores Empreendedores da Fundação Araucária e a Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão –  Biopark e ainda para o Programa de Apoio Institucional para Organização, Realização e Participação dos Encontros Anuais de Extensão Universitária (EAEX) e do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS).

O objetivo da chamada em parceria com o Biopark é incentivar a articulação entre instituições de ensino superior, institutos de pesquisa e o Biopark, oportunizando parcerias na atração e retenção de novos negócios bem como na qualificação e formação de futuros profissionais. Serão investidos nesta chamada R$ 500 mil, sendo R$ 250 mil da Araucária e R$ 250 mil do Biopark.

A iniciativa incorpora a construção estrutural dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação no Paraná (NAPI) motivando uma articulação mais intensa dos atores do Sistema Regional de Inovação do Paraná e a mobilização dos ativos reunidos no estado em torno dos desafios ligados ao desenvolvimento da região.

O programa tem sete linhas temáticas: Pesquisa e desenvolvimento de métodos analíticos; Pesquisa e desenvolvimento de produtos Biotecnológicos; Pesquisa e Desenvolvimento de soluções para melhoria da administração de medicamentos; Produtos inovadores para saúde humana; Ciência de dados; Inteligência Artificial e Internet das coisas.

Serão financiadas bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Os valores variam de R$ 1,8 mil a R$ 5,8 mil, dependendo do nível de formação. As propostas devem ser enviadas, até o dia 29 de abril, por meio da Plataforma de Operação de Projetos Públicos (Sparkx), disponível no site www.fappr.pr.gov.br. O resultado final deve ser divulgado a partir do dia 20 de julho.

EAEX – O prazo para submissão de propostas ao Programa de Apoio Institucional para Organização, Realização e Participação dos Encontros Anuais de Extensão Universitária (EAEX) e do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) também foi prorrogado para até o dia 29 de abril.

O Programa EAEX faz parte da construção estrutural de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação no Paraná (NAPI), que está sendo fomentada pela Fundação Araucária, objetivando a articulação mais intensa dos atores do Sistema Regional de Inovação do Paraná e a mobilização dos ativos reunidos no espaço paranaense em torno dos desafios ligados ao desenvolvimento do território.

O Programa de apoio ao EAEX 2020 dispõe de recursos financeiros no valor de até R$ 260 mil oriundos da Fundação Araucária. Cada proposta poderá solicitar até R$ 20 mil, sendo que para a instituição estadual de ensino superior que sediará o SEURS/2020, o limite da proposta será de até R$ 120 mil a serem providos pela Fundação Araucária, nos termos da Lei Estadual nº 12.020/98, alterada pela Lei Estadual nº 15.123/06. O resultado final deve ser divulgado a partir do dia 11 de maio.

Para ter acesso a mais informações sobre as novas chamadas públicas acesse www.fappr.pr.gov.br – Link: Programas (CPs e PIs) – Programas Abertos.