WhatsApp Image 2020-04-09 at 14.50.37 (1).jpeg

O trabalho vem sendo desenvolvido com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual de Diamante do Norte, junto com a Agência de defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), prefeitura do município e 15° Regional de Saúde, que tem fornecido Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Galeria de fotos

Enfermeiros, técnicos e estudantes de enfermagem, bolsistas, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) iniciaram na última quinta-feira (9), a atuação junto a divisa de Diamante do Norte, e na próxima semana iniciarão o trabalho em Santo Inácio, voltado ao monitoramento de entrada e saída de pessoas do estado do Paraná, visando a prevenção, o cuidado e o combate à doença causada pelo coronavírus.

Essa ação tem a iniciativa da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FAAPPR), que concedeu quotas institucionais de bolsas de extensão à Universidade Estadual de Maringá (UEM) e mais 7 instituições de ensino superior para ações de combate à Covid-19.

Para a professora Viviani Camboin Meireles, essa é uma oportunidade de enriquecimento pessoal, acadêmico, profissional. “Os alunos e profissionais envolvidos estão trabalhando em grupo, tomando os devidos cuidados e fazendo os devidos usos de Equipamentos de Proteção Individuas como máscaras, aventais e luvas quando necessário” explica Meireles.

O grupo atuará por meio do aplicativo “Sesa Monitoramento” que é de uso restrito para os profissionais de saúde e segurança pública para o monitoramento de entrada e saída de pessoas nas fronteiras do Paraná.

“Neste aplicativo as pessoas informam se são residentes ou se estão/estarão em trânsito pelo estado do Paraná. Deverão informar o local de origem e destino, tempo de permanência no destino e o meio de transporte utilizado. Esse aplicativo realiza uma triagem inicial e se o cidadão não for identificado como possível caso de infecção por coronavírus, receberá orientações de como pode se prevenir” esclarece Meireles.

Se for identificado com algum sintoma de contaminação, a pessoa será encaminhada para um serviço de saúde ou para atendimento online pelo Whatsapp por meio da telemedicina.

Os cidadãos serão orientados também em relação ao aplicativo “COVID19 Paraná”, que realiza atendimento virtual por meio de uma plataforma de telessaúde desenvolvida para o Estado do Paraná que pode ser acessado ainda por meio do site www.coronavirus.pr.gov.br. Esse trabalho de orientação é desenvolvido por alunos de medicina e enfermagem da UEM e três orientadores.

Se no atendimento online for comprovado um possível caso de contaminação, a pessoa será encaminhada para atendimento médico que poderá ser por meio de vídeo, áudio, chat. Na consulta online, Telemedicina Paraná, o médico dará o melhor encaminhamento para cada caso.

Esse sistema de atendimento online foi lançado nesta segunda-feira (13) e vai auxiliar nas medidas de enfrentamento à Covid-19. Além de agilizar o atendimento à população, a plataforma ajuda a desafogar as unidades de saúde, evita aglomerações e deslocamentos, protege os profissionais de saúde e possibilita que o cidadão possa ser consultado diretamente de sua casa.

O serviço pode ser acessado de qualquer localidade paranaense, por este site ou pelo aplicativo Telemedicina Paraná, disponível para os sistemas AndroidIOS.