web-1766 cópia.jpg

Três novas disciplinas foram criadas, sendo ministradas por meio de ferramentas de comunicação por videoconferência

Os Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e em Biociências e Fisiopatologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) elaboraram, recentemente, novas disciplinas relacionadas diretamente à Covid-19. Dessa forma os alunos fazem parte de uma força tarefa para auxiliar no atendimento às demandas do Grupo de Evidências Científicas em COVID-19 da UEM.

As professoras Jacqueline Nelisis Zanoni e Juliana Vanessa Colombo Perles, da Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UEM, sentiram a necessidade de, em tempos de afastamento e pandemia, dar uma resposta à sociedade por meio do envolvimento dos pós-graduandos da área de saúde, e elaboraram uma emenda emergencial para criação de duas disciplinas: a COVID-19- Possíveis formas de tratamento, que visa estudar as prováveis formas de intervenção para doença; e a disciplina Popularização do conhecimento, que visa a disseminação dos estudos sobre a COVID-19 para diferentes públicos.

“Houve um grande interesse e procura por parte dos Pós-graduandos, mas infelizmente, devido a dinâmica da disciplina, não foi possível atender a todos. Sendo assim, dividimos cada disciplina com 28 alunos” explicou Juliana V.C. Martins Perles.

Com o mesmo raciocínio, as Professoras Érika Seki Kioshima Cótica e Patrícia de Souza Bonfim, da Pós-graduação em Biociências e Fisiopatologia, aprimoraram a disciplina pré-existente de Etiofisiopatologia das doenças fúngicas. “Nesse contexto atual, pausamos o cronograma da disciplina e concentramos os esforços dos alunos para as investigações científicas relacionadas ao coronavírus” explica Patrícia Bonfim.

Essa disciplina trata-se de reuniões semanais de professores e alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica do Laboratório de Micologia Médica (Micotec) que também estão focados em atender as necessidades geradas pelo Grupo de Evidências Científicas. “Um exemplo é manejo laboratorial de amostras clínicas, abordagens científicas para o uso de máscaras, entre outros. E de forma paralela, também geramos conteúdos para divulgação para ampla população” explica Érika Seki Kioshima Cótica.

Dessa disciplina participam 21 alunos, alguns matriculados e outros como ouvintes, já que todos da equipe Micotec participam das reuniões.

Os trabalhos desenvolvidos pelos pós-graduandos estão sendo disponibilizados na página do grupo de estudos em Evidências Científicas e o primeiro trabalho já está disponível na página, com o tema "Ao ir e vir das compras, quais cuidados preciso ter?”.