doacoes hum 001

Apesar de muitas colaborações, hospital ainda precisa de mais engajamento no combate ao coronavírus

Logo nas duas primeiras semanas de apelo do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para que pessoas físicas e jurídicas façam doações, já foram recebidos diversos materiais e equipamentos, fora que muita gente tem dedicado seu tempo e sua disposição com trabalho voluntário ou doando recursos financeiros.

Algumas doações são: 11 ventiladores pulmonares (sendo que um foi adquirido após recebimento de doação financeira e o restante tem prazo de entrega de 120 dias), 14 oxímetros, medicamentos, álcool e recipientes para acondicioná-lo, alimentos, água mineral, copos descartáveis, tecido não tecido (TNT), colchões, além de produtos de limpeza e equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras, luvas e aventais.

Embora a população e as organizações estejam bastante engajadas, gestores do HUM e da Associação Amigos do HUM (AAHU) pedem que as doações continuem. Assim, o hospital estará preparado para atender o aumento de pacientes que houver neste momento de pandemia de covid-19.

As colaborações com o HUM têm vindo de empresas públicas e privadas, indústrias, associações, sindicatos, clubes de serviços, profissionais liberais e sociedade civil, principalmente por meio de voluntariado e doações de bens de consumo.

“Apesar do momento de tantas incertezas e preocupações que estamos enfrentando, é comovente ver a população de Maringá e região se mobilizando. As doações têm valor inestimável, pois, além de salvar vidas, ajudam a preservar a saúde de nossos profissionais. A todos, sem distinção, nosso muito obrigado”, agradece Miriam Bardeja, presidente da AAHU.

 

doacoes hum 002

Médico egresso da UEM faz doação de bolos

 

doacoes hum 003

Pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM com doações de materiais hospitalares

 

doacoes hum 004

Água mineral e alimentos são alguns dos itens recebidos

 

doacoes hum 005

Foram doados 14 oxímetros, aparelhos que aferem sinais vitais; na foto, oxímetro que hospital já tinha

 

doacoes hum 006

HUM recebe 11 ventiladores pulmonares semelhantes a este; equipamentos são popularmente conhecidos como “respiradores”

 

doacoes hum 007

Recipientes ajudam a acondicionar líquidos, como álcool