HU1A medida faz parte do plano de contingência hospitalar elaborado para enfrentar a epidemia do novo coronavírus

Pacientes que chegarem ao Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) com qualquer sinal de desconforto respiratório serão atendidos na Unidade de Agravos Respiratórios, criada no ambulatório de especialidades. A separação das portas de acesso de pacientes com esta característica dos demais está prevista no Plano de Contingência Hospitalar (PCH), desenvolvido pela superintendência do hospital. O documento é um plano geral de resposta a emergências e catástrofes e reúne as ações ordenadas internas e externas para enfrentar a epidemia do novo coronavírus (Covid-19) que envolvem todas as diretorias do HUM e a Reitoria.

Uma tenda foi montada em frente ao bloco didático para orientar o paciente a se dirigir ao pronto atendimento adequado à sua queixa, se o geral ou o respiratório, tarefa de responsabilidade de alunos voluntários de enfermagem e medicina. A nova unidade é equipada com leitos para atendimento de emergência e internação dos pacientes com indicação. Após avaliação, pacientes que não precisarem de hospitalização serão encaminhados para tratamento e isolamento domiciliar.

HU 2

O planejamento das ações integrantes do plano de contingência vem sendo desenvolvido há cerca de um mês e incluiu a qualificação das equipes de assistência. Um dos cursos oferecidos às equipes de saúde foi de atualização clínica para atendimento a pacientes com coronavírus, que abordou a epidemiologia, as características, o panorama mundial da doença e detalhou o fluxograma adotado pelo HUM no enfrentamento ao Covid-19. Na outra ponta, para fortalecer a condição emocional dos funcionários do hospital, a Comissão de Suporte Psicológico organizou uma rede de profissionais voluntários para atender servidores abalados psicologicamente pelo cenário desencadeado pela crise de saúde pública provocada pelo coronavírus. Todas as ações do plano de contingências são válidas enquanto durar a pandemia.