conceito-de-casa-de-aposentadoria-turva_23-2147788024.jpg

Manter o isolamento social é a melhor forma de prevenção ao novo Covid-19

Para conter o avanço do coronavírus por transmissão comunitária no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira(20) que será preciso manter todos os idosos em isolamento domiciliar, inclusive pessoas que apresentam sintomas de gripe.

A literatura vem reforçando que o indivíduo com o vírus, antes mesmo de sentir os sintomas e perceber que está doente, já está transmitindo a doença, podendo ser assintomática, por isso a importância de se manter em quarentena. 

O coronavírus causa uma infecção no trato respiratório inferior respiratório, os pulmões, e pode matar. “Pelo que aconteceu anteriormente nos outros países, os idosos são os mais afetados, claro que também, dependendo da idade e se o indivíduo tem uma doença associada, ele também pode sofrer uma evolução de consequência a óbito” explica Denis Armando Bertolini, doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias.

Pessoas “a partir de 60 anos há um crescimento maior, acentuado na gravidade. A partir de 75, 80 anos, pode chegar a 15% de chance de óbito o que é muito alto” conclui Bertolini.

A geriatra, Thais Cano Miranda, explica que os idosos são mais vulneráveis devido a mudança na imunidade inerente à faixa etária.

Tirar os sapatos e trocar de roupa ao chegar na casa do idoso, lavar bem as mãos e braços com água e sabão, reforçar cuidados de higiene antes e após banho, são alguns dos cuidados que pessoas que cuidam de idosos devem tomar e, principalmente, não ir trabalhar se estiver com qualquer sintoma de gripe ou resfriado, explica Thais Miranda.

Ainda segundo a geriatra, com o afastamento social, “sempre que possível dispor ao idoso, tecnologias para manter os contatos sociais por ligações de vídeo, e não ficar apenas assistindo televisão e noticiários sobre o coronavírus, isso aumenta muito a ansiedade”.

“As pessoas portadoras de doenças crônicas também devem redobrar o cuidado com suas patologias de base, ter aderência ao tratamento, e cuidar mais ainda quanto aos contatos sociais” conclui Thais.

As atividades físicas também são benéficas nesse sentido, além de ajudar a aumentar a imunidade, reduzem a inflamação e auxiliam as funções mentais.