2020 02 12 Visita Forum Maringaense de Mulheres 2 3

Universidade apresenta algumas medidas já implementadas

Representantes da Universidade Estadual de Maringá e do Fórum Maringaense de Mulheres discutiram sobre medidas educativas para a prevenção da violência contra a mulher. O encontro foi realizado no Gabinete da Reitoria, com a presença do vice-reitor Ricardo Dias Silva e do chefe de Gabinete, Alessandro Rocha.

O Fórum havia encaminhado um ofício solicitando informações de medidas realizadas pela UEM em 2019 e as previstas para o ano de 2020 para enfrentamento da violência. Dias Silva aproveitou o encontro para apresentar ações realizadas pela Universidade, como a criação do comitê dos direitos humanos contra a violência, a nova instalação do Numape (Núcleo Maria da Penha) com a ampliação nas áreas de atuação, possibilitando abrigar maior quantidade de estagiários e consequentemente aumentar o número de atendimentos.

Dias também falou sobre medidas preventivas de segurança no câmpus, como a melhoria da iluminação e o treinamento dos agentes de segurança internos, garantindo maior eficiência na ação e um melhor resultado de prevenção.

O Fórum também propôs algumas ações de combate à violência contra a mulher para a Universidade, entre elas um evento na Semana de Integração dos Calouros, com palestras e ações práticas no combate ao assédio moral e sexual.

A vice-presidente do Fórum, Claudia Bocchi declarou que outras reuniões serão feitas durante o ano para estabelecer outras medidas de assistência às mulheres na Universidade.

A reunião, que ocorreu nesta semana, contou com a presença de integrantes do Fórum: Elaine Lepri, Josiane Pinheiro, Celene Tonella, Sueli Alves, Kiyome Hirose, Zica Franco e Tania Tait.

**Com supervisão dos jornalistas da ASC.