2020 02 13 Reuniao AMUSEP 7284

Primeira reunião do ano ocorre na sede da Amusep, em Maringá

A Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT), da qual a Universidade Estadual de Maringá (UEM) faz parte, fez sua primeira reunião de 2020 hoje (13). Os presentes no encontro discutiram sobre ideias que podem ser colocadas em prática para impulsionar a atividade agroindustrial e o desenvolvimento socioeconômico de 30 cidades da região.

Na sede da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), em Maringá (PR), estiveram reunidos profissionais de Zootecnia, Agronomia, Geologia, Arquitetura, Engenharia de Alimentos, professores da UEM, o prefeito de Atalaia (PR), Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva, e o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Jucival Pereira de Sá.

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e do Instituto Água e Terra apresentaram informações sobre uma estratégia de mapeamento que é capaz de reunir dados sobre o agronegócio e as estradas rurais que cortam os municípios. “Esta ferramenta será bastante útil para sabermos quais são, por exemplo, a área plantada de soja, todas as culturas e os tipos de solos que temos. Com isso, poderemos fazer intervenções para melhorar o desenvolvimento”, acredita William Mário de Carvalho Nunes, professor do Departamento de Agronomia da UEM.

2020 02 13 Reuniao AMUSEP 7286 A

Professores da UEM da área de Ciências Agrárias