Cartaz palestra DIN

Palestrante tem trabalho premiado como o artigo mais influente das 10 primeiras edições de simpósio internacional

O professor Jerffeson Teixeira de Souza, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vai fazer, na próxima segunda-feira (17), às 9 horas, no auditório do bloco C-56, câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma palestra sobre a competitividade dos resultados gerados automaticamente por algoritmos de busca em comparação com os resultados produzidos por seres humanos (engenheiros de software).

Ele vai explicar também o que é a Engenharia de Software Baseada em Busca (SBSE). A conferência tem o título em inglês, ”Human Competitiveness of Search-Based Software Engineering", e é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM.

O professor vem para uma banca de mestrado no PCC e, a convite da coordenação do Programa e do Departamento de Informática (DIN), Jerfesson vai compartilhar um trabalho que foi premiado como o artigo mais influente das primeiras 10 edições do Simpósio Internacional de Engenharia de Software Baseada em Busca (Symposium on Search Based Software Engineering - SSBSE).

Jerffeson

Professor Jerffeson, da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Segundo a professora Thelma Elita Colanzi Lopes, secretária da Regional Paraná da Sociedade Brasileira de Computação e docente do Departamento de Informática da UEM, isso é algo muito importante para a comunidade brasileira, pois o artigo de Jerfesson concorreu com outros de pesquisadores renomados do mundo inteiro. Mais detalhes sobre este trabalho podem ser encontrados em: http://ssbse18.irisa.fr/anniversary.

Já foi pró-reitor

Jerffeson recebeu o título de Ph.D. em Ciência da Computação pela School of Information Technology and Engineering (SITE) da University of Ottawa, Canadá. Ele é professor associado da Universidade Estadual do Ceará e procurador educacional institucional da UECE, tendo sido pró-reitor de Graduação, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, diretor de Pesquisa, coordenador do Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação e coordenador geral do Mestrado Integrado Profissional em Computação Aplicada da UECE.

Atualmente, é o coordenador do Grupo de Otimização em Engenharia de Software e coordenador da especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Padrões de Software da Universidade Estadual do Ceará.

Também é um dos precursores da área de Search Based Software Engineering no Brasil e um dos principais pesquisadores dessa área no país. Foi o idealizador e coordenador geral do I Workshop Brasileiro de Otimização em Engenharia de Software (WOES), posteriormente nomeado para Workshop Brasileiro Engenharia de Software baseada em Busca (WESB).

Vagas abertas

A professora Thelma Lopes também lidera o Grupo de Pesquisa em Otimização em Engenharia de Software (OtimizES-UEM), que aborda Engenharia de Software Baseada em Busca no Brasil. O OtimizES está com vagas abertas para receber novos pesquisadores, seja como alunos de graduação, mestrado ou doutorado, ou como colaboradores de outras instituições. Informações sobre a palestra de Jerfesson podem ser obtidas pelo (44) 3011-5118, com Thelma.