2020 02 05 Jorge Correia Arquiteto 6862

Jorge Correia é professor na Universidade do Minho e vem pela primeira vez a Maringá

Jorge Correia, doutor em Arquitetura e professor da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, em Portugal, está nesta semana na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde aplica o curso “Morfologia e Patrimônio Urbano: cidade colonial portuguesa versus cidade tradicional islâmica”.

Para comparar construções portuguesas com islâmicas, o docente exibiu fotografias de diversos territórios, como arquipélago de Açores, Ilha da Madeira, Irã, Marrocos, Egito, Síria, Índia, Uzbequistão e Brasil. Segundo o docente, em alguns locais a arquitetura colonial portuguesa sobrepõe-se à tradicionalmente islâmica, por exemplo na região do Magreb (noroeste da África).

Há pontos em comum e diferenças no urbanismo dos dois tipos de “cidades” estudados, o que é enriquecedor, conforme Correia. “O que quis provocar nos alunos é a oportunidade de trabalhar com conceitos diferentes e ver essas situações de sobreposição, de leitura da cidade contemporânea em várias fases de evolução”.

Gislaine Elizete Beloto, coordenadora do Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo (PPU), ressalta que a vinda de Correia é uma atividade de internacionalização “em casa”, ou seja, de construção da cultura de internacionalização na universidade. “Estamos abrindo as fronteiras não só do intercâmbio de pessoas, mas do conhecimento, que é o mais importante”.

O curso teórico-prático, organizado pelo PPU, começou na segunda-feira (3) e será encerrado amanhã (7), no Bloco 32 do câmpus sede da UEM. Participam estudantes de pós-graduação do Amapá, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além de graduandos, pós-graduandos e professores de Arquitetura da UEM.

2020 02 05 Jorge Correia Arquiteto 6817

Curso teórico-prático tem duração de 5 dias e recebe participantes de vários Estados do Brasil