Handbol 01Novo espaço deve impulsionar a prática do esporte e as pesquisas na área. Clique aqui e veja galeria de fotos

Maringá já conta com novo espaço para o desenvolvimento do esporte com a inauguração do Centro de Excelência Regional de Handebol, ocorrida na tarde desta terça-feira (21). Localizado no Bloco M-15 do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), são quase 3 mil m² de área construída onde estão instalados quadra, arquibancadas, banheiros, vestiários e alojamentos amplos. O centro ainda comporta salas de aula e de multiuso e laboratórios para pesquisa.

jogo

Atletas do Chile e Uruguai fazem o jogo de estreia do campeonato

Além de marcar as comemorações do cinquentenário da UEM, a inauguração ganhou um brilho a mais com a realização do jogo de abertura da décima nona edição do Campeonato Centro Sul Americano de Handebol, competição que dá direito a três vagas ao Mundial de 2021, no Egito, que serão disputadas entre os times do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Tradição e história

O professor Dorivaldo Teixeira, coordenador Centro de Excelência Regional de Handebol, destaca que a idealização da obra tem relação direta com a tradição e história do handebol em Maringá, um esporte que ganhou evidência na cidade desde a década de 1970.

Atleta da seleção brasileira de handebol entre 1980 e 1989, Teixeira afirma que a proposta do Centro de Handebol é estimular o esporte a partir da formação de futuros atletas, trabalhando com as categorias de base, e também com ações no desenvolvimento de jogadores de alto desempenho, mantendo ainda o foco na pesquisa científica. O professor explica que há cerca de R$ 1,3 milhão de recursos liberados para estruturar os laboratórios do novo centro.

Convênio com escolas

Atualmente, a UEM e a Prefeitura têm um convênio em vigor que beneficia crianças de escolas municipais em um projeto de desenvolvimento de minihandebol. No início eram quatro escolas participantes, hoje são seis, com envolvimento de cerca de 700 crianças. Para o professor, a estrutura do centro deve contribuir para qualificar ainda mais este trabalho.

Handebol 2

Julio Damasceno em pronunciamernto durante a inauguração, tendo ao fundo as autoridades que compuseram a tribuna de honra da solenidade, além das delegações que irão competir no Campeonato Centro Sul Americano de Handebol

O reitor da UEM, Julio César Damasceno, disse que a inauguração do Centro de Excelência Regional de Handebol é um marco concretizado graças ao empenho de muitas pessoas envolvidas, fazendo referência ao fato de que a obra esteve paralisada durante muitos anos. 

A construção do M-15 iniciou em 2008, com 80% de financiamento pelo Programa Segundo Tempo, do então Ministério do Esporte. O restante seria a contrapartida da Universidade. Em setembro de 2009, a Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte aprovou o projeto do Centro de Excelência Regional em Handebol, a partir da estrutura física do M-15 e com complementação da quadra poliesportiva coberta. Esta etapa foi financiada pelo Ministério do Esporte, atual Secretaria Especial do Esporte. Em 2010, a obra foi paralisada, sendo retomada só em 2017. O custo total ficou em torno de R$ 2,3 milhões.

O professor Dorivaldo Teixeira relata que viveu momentos de angústia ao longo destes anos, enquanto as obras permaneciam paradas., justificando que o processo para qualificar-se às políticas públicas de financiamento é árduo e exigente. Porém esta é uma etapa vencida, afirma ele, dizendo que o momento agora é concentrar-se nos benefícios que o projeto trará para a comunidade.

Além de atender os cursos de Educação Física da UEM e a comunidade universitária em geral, o centro será espaço de competições e local de treinamento para atletas e alunos de escolas públicas.

ulisses

Ulisses Maia destaca parceria entre UEM e Prefeitura de Maringá

Presentes na inauguração, o prefeito e o secretário de Esportes e Lazer de Maringá, Ulisses Maia e Valmir Augusto Fassina, respectivamente, destacaram a excelente estrutura do centro no atendimento às necessidades da modalidade. E afirmaram que o local deverá impulsionar o desenvolvimento do handebol na cidade. Maia ainda destacou os investimentos que tem feito na área de políticas pública do esporte, com forte aporte de recursos.

Doação

decio

Assessor da Seti também é convidado a se pronunciar na solenidade de inauguração

O ex reitor Décio Sperandio, atual assessor da Coordenadoria de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, elogiou a idealização da obra e o resultado final do projeto e também lembrou que a obra contou com a participação de um empresário local, o senhor João Noma, que fez a doação da cobertura do prédio.

A diretora de obras da UEM, Tania Nunes Galvão Verri, adiantou que o M-15 abriu o cronograma de inaugurações de 2020 que será incrementado com a entrega de vários outras obras. Ela citou como exemplo o novo prédio da Universidade Aberta à Terceira Idade e a Clínica Odontológica.

A solenidade de inauguração do M-15 ainda contou com a presença de várias autoridades acadêmicas, entre elas, o vice-reitor Ricardo Dias Silva, o chefe de gabinete, Alessandro Santos da Rocha, o diretor adjunto do Centro de Ciências da Saúde, Nelson Nardo Junior, o chefe do Departamento de Educação Física, Claudio Kravchychyn, a diretora de obras da UEM, Tania Nunes Galvão Verri, entre outros.  

Registro também para a presença do professor João Marin Mechia, fundador do curso de Educação Física da UEM e responsável pela implantação do handebol na Universidade.

O presidente da Confederação Sul Centro de Handebol, Marcel Mancila, o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Ricardo de Souza, e os vereadores Alex Chaves e Carlos Mariucci, também estavam entre os convidados.

placa

Dorivaldo Teixeira faz o descerramento da placa, acompanhado das autoridades convidadas

Sobre a obra

O prédio do Centro de Excelência Regional de Handebol é sustentável: tem sistema de captação de água da chuva, que consegue armazenar 30 mil litros para ajudar na irrigação dos jardins do câmpus, e iluminação pública toda em LED, proporcionando mais claridade e eficiência energética.

A quadra tem medidas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Handebol, sendo revestida com piso em resina de poliuretano, que diminui o impacto para o atleta e contribui para o bom desempenho esportivo. As arquibancadas têm capacidade para 250 pessoas.